Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Beatriz da Costa; França, Izabella Monteiro-
dc.date.accessioned2025-12-16T00:45:45Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-16T00:45:45Z-
dc.date.issued2025-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6045-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the “A União Faz a Vida” program, promoted by the cooperative financial institution Sicredi, contributes to the formation of cooperative and civic attitudes among children and adolescents in the school environment. The research is qualitative and bibliographic in nature, based on the analysis of articles published between 2001 and 2024, in addition to institutional documents on the topic. The study sought to examine different theoretical perspectives on cooperativism, cooperative education and citizenship training, with emphasis on the works of Frantz (2001), Boessio (2013), Almeida and Büttenbender (2018), Souza and Gonçalves (2018), Silva and Oliveira (2021), Calixto and Francisco (2023), Mirandola and Fürkotter (2023) and Abreu et al. al. (2024). From this analysis, it was observed that educational programs based on cooperative values favor the integral development of students, strengthen social relationships and contribute to the construction of a more fair, participatory and supportive society.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar como o programa “A União Faz a Vida”, promovido pela instituição financeira Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), contribui para a formação de atitudes cooperativas e cidadãs entre crianças e adolescentes no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo como base a análise de artigos publicados entre 2001 e 2024, além de documentos institucionais sobre o tema. O estudo buscou examinar diferentes perspectivas teóricas acerca do cooperativismo, da educação cooperativa e da formação cidadã, com destaque para os trabalhos de Frantz (2001), Boessio (2013), Almeida e Büttenbender (2018), Souza e Gonçalves (2018), Silva e Oliveira (2021), Calixto e Francisco (2023), Mirandola e Fürkotter (2023) e Abreu et al. (2024). A partir dessa análise, observou-se que programas educacionais fundamentados em valores cooperativistas favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecem as relações sociais e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e solidária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Izabella Monteiro França (izabella.monteiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-16T00:42:05Z No. of bitstreams: 1 TCC IZABELLA-.pdf: 1623173 bytes, checksum: ffc9cf90a6d374406505ee4166860262 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-16T00:45:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC IZABELLA-.pdf: 1623173 bytes, checksum: ffc9cf90a6d374406505ee4166860262 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T00:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC IZABELLA-.pdf: 1623173 bytes, checksum: ffc9cf90a6d374406505ee4166860262 (MD5) Previous issue date: 2025-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COOPERATIVA PARA JOVENS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação cooperativa. Cooperação. Cidadania. Programa A União Faz a Vida.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COOPERATIVA PARA JOVENS: ANÁLISE DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC IZABELLA-.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.