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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS EXTENSIONISTAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CAMPUS CERES DO IF GOIANO
Autor(es): Santos, Gabriel Victor Alves
Primeiro Orientador: Braga, Ramayane Bonacin
Primeiro Coorientador: Santana, Thalia Santos de
Primeiro Membro da Banca: Braga, Ramayane Bonacin
Segundo Membro da Banca: Silva, Luciano Carlos Ribeiro da
Terceiro Membro da Banca: França, Marcela Dias
Resumo: O cenário da Educação Superior brasileira, pautado na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, foi reconfigurado pela curricularização, que exige 10% da carga horária em ações extensionistas. No Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a ausência de um mapeamento de forma sistemática das iniciativas em Tecnologia da Informação (TI) limita a visibilidade e o planejamento estratégico. Este trabalho teve como objetivo geral mapear, organizar e analisar os projetos extensionistas de TI desenvolvidos no IF Goiano, avaliando seus perfis e impactos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem mista. Os dados (2017-2025) foram extraídos da plataforma SUAP e analisados com suporte da abordagem GQM (Goal-Question-Metric), utilizando Google Sheets para análises quantitativas (distribuição, frequência) e Iramuteq para análises qualitativas (foco temático). Os resultados revelaram um crescimento robusto de projetos pós-2017, alinhados à missão institucional, com foco nas áreas “Multidisciplinar”, “Tecnologia e Produção” e “Educação”. O Campus Ceres destacou-se como o segundo maior proponente (19,8%), com forte orientação para o ensino de computação à comunidade externa e inclusão social, notadamente de mulheres e meninas. A principal contribuição prática é a curadoria do SetExtensão, um conjunto de dados anonimizado. Conclui-se que o mapeamento foi alcançado, e direciona-se, para trabalhos futuros, a realização de estudos qualitativos com o público-alvo para mensurar a transformação social efetiva e a sugestão de melhorias nos sistemas de registo.
Abstract: The landscape of Brazilian Higher Education, based on the inseparability of Teaching, Research, and Extension, has been reconfigured by curricularization, which requires 10% of the workload to be dedicated to extension activities. At the Federal Institute of Goiás (IF Goiano), the lack of a systematic mapping of Information Technology (IT) initiatives limits visibility and strategic planning. This work aimed to map, organize, and analyze the IT extension projects developed at IF Goiano, evaluating their profiles and impacts. Methodologically, the research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative-quantitative approach. The data (2017-2025) were extracted from the SUAP platform and analyzed using the GQM (Goal-Question-Metric) approach, utilizing Google Sheets for quantitative analyses (distribution, frequency) and Iramuteq for qualitative analyses (thematic focus). The results revealed robust growth in projects post-2017, aligned with the institutional mission, focusing on the areas of "Multidisciplinary," "Technology and Production," and "Education." The Ceres Campus stood out as the second largest proponent (19.8%), with a strong orientation towards teaching computing to the external community and social inclusion, particularly of women and girls. The main practical contribution is the curation of SetExtensão, an anonymized dataset. It is concluded that the mapping was achieved, and to future work, should focus on conducting qualitative studies with the target audience to measure effective social transformation and suggesting improvements to the registration systems.
Palavras-chave: Curricularização
Extensão
Extensão universitária
Instituto Federal
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6019
Data do documento: 28-Nov-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

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