Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6019| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS EXTENSIONISTAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CAMPUS CERES DO IF GOIANO |
| Autor(es): | Santos, Gabriel Victor Alves |
| Primeiro Orientador: | Braga, Ramayane Bonacin |
| Primeiro Coorientador: | Santana, Thalia Santos de |
| Primeiro Membro da Banca: | Braga, Ramayane Bonacin |
| Segundo Membro da Banca: | Silva, Luciano Carlos Ribeiro da |
| Terceiro Membro da Banca: | França, Marcela Dias |
| Resumo: | O cenário da Educação Superior brasileira, pautado na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, foi reconfigurado pela curricularização, que exige 10% da carga horária em ações extensionistas. No Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a ausência de um mapeamento de forma sistemática das iniciativas em Tecnologia da Informação (TI) limita a visibilidade e o planejamento estratégico. Este trabalho teve como objetivo geral mapear, organizar e analisar os projetos extensionistas de TI desenvolvidos no IF Goiano, avaliando seus perfis e impactos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem mista. Os dados (2017-2025) foram extraídos da plataforma SUAP e analisados com suporte da abordagem GQM (Goal-Question-Metric), utilizando Google Sheets para análises quantitativas (distribuição, frequência) e Iramuteq para análises qualitativas (foco temático). Os resultados revelaram um crescimento robusto de projetos pós-2017, alinhados à missão institucional, com foco nas áreas “Multidisciplinar”, “Tecnologia e Produção” e “Educação”. O Campus Ceres destacou-se como o segundo maior proponente (19,8%), com forte orientação para o ensino de computação à comunidade externa e inclusão social, notadamente de mulheres e meninas. A principal contribuição prática é a curadoria do SetExtensão, um conjunto de dados anonimizado. Conclui-se que o mapeamento foi alcançado, e direciona-se, para trabalhos futuros, a realização de estudos qualitativos com o público-alvo para mensurar a transformação social efetiva e a sugestão de melhorias nos sistemas de registo. |
| Abstract: | The landscape of Brazilian Higher Education, based on the inseparability of Teaching, Research, and Extension, has been reconfigured by curricularization, which requires 10% of the workload to be dedicated to extension activities. At the Federal Institute of Goiás (IF Goiano), the lack of a systematic mapping of Information Technology (IT) initiatives limits visibility and strategic planning. This work aimed to map, organize, and analyze the IT extension projects developed at IF Goiano, evaluating their profiles and impacts. Methodologically, the research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative-quantitative approach. The data (2017-2025) were extracted from the SUAP platform and analyzed using the GQM (Goal-Question-Metric) approach, utilizing Google Sheets for quantitative analyses (distribution, frequency) and Iramuteq for qualitative analyses (thematic focus). The results revealed robust growth in projects post-2017, aligned with the institutional mission, focusing on the areas of "Multidisciplinary," "Technology and Production," and "Education." The Ceres Campus stood out as the second largest proponent (19.8%), with a strong orientation towards teaching computing to the external community and social inclusion, particularly of women and girls. The main practical contribution is the curation of SetExtensão, an anonymized dataset. It is concluded that the mapping was achieved, and to future work, should focus on conducting qualitative studies with the target audience to measure effective social transformation and suggesting improvements to the registration systems. |
| Palavras-chave: | Curricularização Extensão Extensão universitária Instituto Federal |
| Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6019 |
| Data do documento: | 28-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Gabriel Victor - versao final de comprovacoes.pdf | Versão final do TCC com comprovações | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.