Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6010| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO APOIO PEDAGÓGICO POR DOCENTES DO IF GOIANO - CAMPUS CERES |
| Autor(es): | Silva, Tulio Eloi Cardoso e |
| Primeiro Orientador: | Rezende, Maryele Lázara |
| Resumo: | A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na atividade docente, têm mostrado eficiência no processo de ensino-aprendizagem e tarefas administrativas, permitindo que os professores possam focar em atividades mais estratégicas e humanizadas. Este estudo investigou o uso da IAGen por docentes do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, por meio de questionários semiestruturados. O objetivo principal é compreender as práticas atuais de uso, as barreiras encontradas e as dificuldades relatadas pelos docentes durante o processo de integração da IAGen em suas atividades pedagógicas e administrativas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, configurando-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semiestruturados. Foi possível verificar os padrões de utilização da tecnologia e os desafios predominantes, avaliando a percepção docente sobre a eficiência da IAGen na otimização de seus processos. Observou-se que o uso da IAGen pelos docentes do IF Goiano - Campus Ceres ocorre semanalmente, principalmente em atividades de planejamento, embora a maioria nunca tenha recebido formação específica para a utilização da IAGen. |
| Abstract: | Generative Artificial Intelligence (GenAI) in teaching practice has shown efficiency in the teaching-learning process and administrative tasks, allowing professors to focus on more strategic and humanized activities. This study investigated the use of GenAI by faculty members at the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, through semi-structured questionnaires. The main objective is to understand current usage practices, barriers encountered, and difficulties reported by professors during the integration of GenAI into their pedagogical and administrative activities. The research adopted a qualitative, exploratory approach, designed as a case study. Semi-structured questionnaires were applied for data collection. This allowed for the identification of technology usage patterns and predominant challenges, assessing faculty perception regarding the efficiency of GenAI in optimizing their processes. It was observed that GenAI usage by professors at IF Goiano - Campus Ceres occurs on a weekly basis, mainly in planning activities, even though the majority has never received specific training for GenAI usage. |
| Palavras-chave: | Inteligência artificial (IA Docentes IF Goiano Tecnologia Educação |
| Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6010 |
| Data do documento: | 26-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO APOIO PEDAGÓGICO POR DOCENTES DO IF GOIANO - CAMPUS CERES.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.