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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6004| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | PENSAMENTO COMPUTACIONAL E GÊNERO UMA ANÁLISE NO ENSINO SUPERIOR EM COMPUTAÇÃO |
| Autor(es): | Silva, Maria Luiza Fernandes |
| Primeiro Orientador: | Santana, Thalia Santos de |
| Primeiro Coorientador: | Braga, Ramayane Bonacin |
| Primeiro Membro da Banca: | Santana, Thalia Santos de |
| Segundo Membro da Banca: | Bernardo, Mirelle Amaral de São |
| Terceiro Membro da Banca: | Ribeiro, Jaqueline Alves |
| Resumo: | O Pensamento Computacional (PC) tem sido destaque de pesquisa não apenas na Computação, mas também em diversas outras áreas do conhecimento. Entre esses fatores, o gênero se destaca, principalmente, diante da discrepância na participação de estudantes do gênero feminino no ensino superior em cursos de Computação. A partir disso, este trabalho visa analisar o recorte de PC associado ao gênero para estudantes ingressantes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) no ano de 2025. Assim, este estudo foi realizado a fim de analisar possíveis fatores que estejam associados ao PC e como ele pode contribuir para a redução da desigualdade de gênero no ensino superior, considerando o ingresso de meninas na Computação. A pesquisa adotou uma abordagem mista, considerando análises quantitativas e qualitativas. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário validado a fim de identificar possíveis diferenças significativas entre meninas e meninos quanto ao desempenho em PC. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial incluindo o Teste T, a fim de identificar possíveis diferenças significativas e relações entre gênero e PC. Os resultados indicaram que não existem diferenças estatisticamente significativas, concluindo que meninos e meninas apresentam níveis semelhantes de desenvolvimento em PC. Na etapa qualitativa, buscou-se compreender quais fatores podem estar associados ao êxito e à permanência de meninas na Computação. Para isso, foram adotados procedimentos de Grounded Theory como método de análise que permitiu identificar fatores que corroboram para a equidade de gênero, como a inserção de disciplinas e projetos que estimulem o PC e a participação feminina. Por fim, como trabalhos futuros, pretende-se ampliar a amostragem, relacionando não só os ingressantes, mas todos os estudantes matriculados no BSI do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, de modo a aprofundar a compreensão da relação entre PC e gênero no contexto geral do ensino superior em Computação. |
| Abstract: | Computational Thinking (CT) has been the focus of research not only in Computing,but also in several other areas of knowledge. Among these factors, gender stands out, mainly due to the discrepancy in the participation of female students in higher education in Computer Science courses. Based on this, this study aims to analyze the aspect of CT associated with gender for students entering the Bachelor's Degree in Information Systems (BSI) in 2025. Thus, this study was conducted to analyze possible factors associated with PC and how it can contribute to reducing gender inequality in higher education, considering the entry of girls into computer science. The research adopted a mixed approach, considering quantitative and qualitative analyses. In the quantitative stage, a validated questionnaire was applied to identify possible significant differences between girls and boys in terms of performance in CT. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, including the T-test, in order to identify possible significant differences and relationships between gender and CT. The results indicated that there are no statistically significant differences, concluding that boys and girls show similar levels of CT development. In the qualitative stage, we sought to understand which factors may be associated with the success and retention of girls in computing. To this end, we adopted Grounded Theory procedures as an analysis method that allowed us to identify factors that contribute to gender equality, such as the inclusion of subjects and projects that encourage computing and female participation. Finally, as future work, we intend to expand the sample, relating not only new entrants but all students enrolled in the BSI at the Federal Institute of Goiás - Ceres Campus, in order to deepen our understanding of the relationship between CT and gender in the general context of higher education in Computer Science. |
| Palavras-chave: | Equidade de gênero Graduação Meninas Pensamento Computacional |
| Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6004 |
| Data do documento: | 27-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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