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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6003| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO VALE DE SÃO PATRÍCIO - GOIÁS |
| Autor(es): | Santana Filho, Orlando Soares de |
| Primeiro Orientador: | Braga, Adriano Honorato |
| Resumo: | O ensino de Computação na Educação Básica tem adquirido crescente relevância, especialmente quando considerado no contexto das escolas que implementam abordagens pedagógicas inovadoras, promovendo a interdisciplinaridade com a Tecnologia da Informação. Esse cenário reflete uma tendência de integrar habilidades computacionais ao currículo escolar, não apenas como uma forma de preparar os estudantes para demandas tecnológicas contemporâneas, mas também como um meio de potencializar competências cognitivas, sociais e emocionais. Nesse contexto, o Pensamento Computacional (PC) emerge como um conceito significativo. Trata-se de uma metodologia de resolução de problemas que ensina a dividir desafios em partes menores (decomposição), identificar tendências (reconhecimento de padrões), focar no que é essencial (abstração) e criar sequências de passos para uma solução (algoritmos), servindo de base para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico. Além disso, o PC se destaca por sua capacidade de ir além das disciplinas tradicionais, oferecendo ferramentas e metodologias aplicáveis a diversas áreas do conhecimento. Diante dessa perspectiva, este trabalho de curso tem como objetivo principal investigar as percepções dos docentes da Educação Básica no Vale de São Patrício em relação à aplicação do PC em suas práticas pedagógicas. Busca-se compreender como esses professores interpretam o conceito, como percebem sua relevância para o contexto educacional, e quais desafios e oportunidades identificam para sua implementação no cotidiano escolar. Os resultados indicam uma percepção marcada por um paradoxo: embora os docentes reconheçam unanimemente o valor pedagógico do PC para o engajamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico, a prática efetiva é severamente limitada por barreiras estruturais, como a falta de recursos tecnológicos, e pela insuficiência da formação inicial. Por fim, a investigação conclui que a integração do PC, para além da obrigatoriedade legal, depende de investimentos robustos em formação continuada e suporte institucional para superar a resistência e a falta de infraestrutura. |
| Abstract: | The teaching of Computation in Basic Education has acquired growing relevance, especially when considered in the context of schools that implement innovative pedagogical approaches, promoting interdisciplinarity with Information Technology. This scenario reflects a trend of integrating computational skills into the school curriculum, not only as a way to prepare students for contemporary technological demands but also as a means to enhance cognitive, social, and emotional competencies. In this context, Computational Thinking (CT) emerges as a significant concept. It is a problem-solving methodology that teaches how to divide challenges into smaller parts (decomposition), identify trends (pattern recognition), focus on what is essential (abstraction), and create step-by-step sequences for a solution (algorithms), serving as a basis for the development of logical reasoning and critical thinking. Furthermore, CT stands out for its ability to go beyond traditional disciplines, offering tools and methodologies applicable to diverse areas of knowledge. From this perspective, this undergraduate thesis has as its main objective to investigate the perceptions of Basic Education teachers in the Vale do São Patrício regarding the application of CT in their pedagogical practices. It seeks to understand how these teachers interpret the concept, how they perceive its relevance to the educational context, and what challenges and opportunities they identify for its implementation in the school routine. The results indicate a perception marked by a paradox: although teachers unanimously recognize the pedagogical value of CT for engagement and the development of logical reasoning, effective practice is severely limited by structural barriers, such as the lack of technological resources, and by the insufficiency of initial training. Finally, the investigation concludes that the integration of CT, beyond legal mandates, depends on robust investments in continuing education and institutional support to overcome resistance and the lack of infrastructure. |
| Palavras-chave: | Análise Educação Básica Pensamento Computacional Professores |
| Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6003 |
| Data do documento: | 25-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Sistemas de Informação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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