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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS COM A COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Autor(es): Costa, Walisson Lopes da
Primeiro Orientador: Miranda, Valter Paulo Neves
Resumo: Introdução: A competência motora (CM) representa um importante indicador do desenvolvimento infantil, estando relacionada a fatores biológicos, sociodemográficos e comportamentais. O presente estudo teve como objetivo analisar, de forma narrativa, os principais fatores associados à competência motora em crianças. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO e LILACS, sem restrição de período e com inclusão de publicações em português, inglês e espanhol. Foram selecionados estudos observacionais e quase-experimentais que avaliaram crianças de 2 a 10 anos por meio de instrumentos validados (TGMD, KTK, M-ABC e BOT-2). Resultados: a CM é influenciada por múltiplas variáveis, destacando-se a idade, o sexo, o estado nutricional, a composição corporal, o nível de atividade física e o comportamento sedentário. Crianças com sobrepeso, baixa prática de atividade física e maior tempo de tela tendem a apresentar piores escores de CM, enquanto idade mais avançada, peso adequado e maior envolvimento em atividades físicas estão associados à melhor desempenho motor. Observa-se ainda a importância do contexto escolar e familiar no incentivo à prática de movimento. Conclusão: Conclui-se que a CM resulta da interação dinâmica entre fatores individuais e ambientais, sendo essencial promover oportunidades de movimento e ambientes ativos desde a infância para favorecer o desenvolvimento global, o engajamento em atividades físicas e a prevenção de obesidade.
Abstract: Motor competence (MC) is an important indicator of child development and is influenced by biological, sociodemographic, and behavioral factors. This study aimed to narratively analyze the main factors associated with motor competence in children. A narrative literature review was conducted in the PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, and LILACS databases, with no time restrictions and including studies published in Portuguese, English, and Spanish. Observational and quasi-experimental studies evaluating children aged 2 to 10 years using validated instruments (TGMD, KTK, M-ABC, and BOT-2) were included. The results indicate that MC is influenced by multiple variables, particularly age, sex, nutritional status, body composition, physical activity level, and sedentary behavior. Children with overweight, low levels of physical activity, and increased screen time tend to show lower MC scores, while older age, adequate weight, and greater engagement in physical activity are associated with better motor performance. The role of the school and family environment in promoting opportunities for movement is also highlighted. In conclusion, MC results from the dynamic interaction between individual and environmental factors. Promoting movement opportunities and active environments from early childhood is essential to enhance overall development, increase participation in physical activities, and prevent obesity.
Palavras-chave: Crianças; competência motora; fatores sóciodemográficos; desenvolvimento motor.
children; motor competence; sociodemographic factors; motor development;
Área do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5961
Data do documento: 28-Nov-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Educação Física

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