Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Rodrigo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0223761087254210pt_BR
dc.creatorBatista, Edson Inácio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5063579551314651pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-08T11:54:02Z-
dc.date.available2025-12-15-
dc.date.available2025-12-08T11:54:02Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5957-
dc.description.abstractThe main focus of this study is to address user experience. The general objective is to investigate, given its main contributions, how it can be addressed in an undergraduate course focused on the development of world wide web (web) systems. To this end, the following specific objectives were defined: conceptualize user experience, present technical elements of user experience, such as; persona, interactivity, interface and usability. In addition, present a case study and analyze responses obtained through an applied questionnaire. Addressing the topic of user experience and how it can be taught in the technology course in internet systems is justified due to its important contributions in the development of systems and enrichment of the student's academic education. Furthermore, it offers technical resources capable of providing a link between the development teams and the end user, during the course of the project. This study consists of qualitative research with results treated subjectively from the data collection carried out through a questionnaire, in order to analyze the knowledge acquired through a class presented according to the criteria of problem-based learning. By gathering information throughout the research and analyzing the information, it was possible to conclude that user experience is indeed important for projects and for the student's academic education because it offers resources and techniques that support development. Through its practices, teams can apply features that will contribute to more appropriate solutions to user problems. However, it was also noted that content related to the area is not widely disseminated, as there is a greater availability that prioritizes the back-end and front-end parts, thus giving greater importance to the system's coding stages. Thus, learning about user experience becomes a supporting aspect, being superficially addressed in subjects related to front-end programming. That said, we also sought to obtain students' opinions on how the topic can be addressed in the Internet systems technology course and thus further disseminate its importance.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como foco principal abordar a experiência de usuário. O objetivo geral é investigar diante das principais contribuições dela como ela pode ser abordada em um curso de graduação voltado para o desenvolvimento de sistemas world wide web (web). Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos; conceituar experiência de usuário, apresentar elementos técnicos da experiência de usuário, como; persona, interatividade, interface e usabilidade. Além disso, apresentar um estudo de caso e analisar respostas obtidas através de questionário aplicado. Abordar o tema experiência do usuário e como ela pode ser ministrada no curso de tecnologia em sistemas para internet justifica-se devido às suas contribuições importantes no desenvolvimento de sistemas e enriquecimento da formação acadêmica do aluno. Ademais, a mesma oferece recursos técnicos capazes de proporcionar o elo de ligação entre as equipes de desenvolvimento e o usuário final, no decorrer do projeto. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter qualitativa com resultados tratados de maneira subjetiva a partir da coleta de dados realizada através de questionário, a fim de analisar o conhecimento adquirido através de uma aula apresentada seguindo os critérios de uma aprendizagem baseada em problemas. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a experiência de usuário é de fato importante para os projetos e para a formação acadêmica do aluno por oferecer recursos e técnicas que dão suporte durante os desenvolvimentos. Através de suas práticas, as equipes podem aplicar funcionalidades que vão contribuir com soluções mais adequadas aos problemas do usuário. Contudo, percebeu-se também que os conteúdos relativos à área são poucos difundidos, pois há uma disponibilidade mais significativa que prioriza as partes de back-end e front-end ocasionando assim uma importância maior em prol das etapas de codificação do sistema. Desta forma, a aprendizagem relativa à experiência de usuário torna-se um aspecto coadjuvante, sendo abordada superficialmente em matérias relacionadas com as programações de front-end. Dito isto, buscou-se também extrair dos alunos opiniões sobre como o tema pode ser abordado no curso de tecnologia em sistemas para internet e assim difundir ainda mais a sua importância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Inácio Batista (2015104211710250@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-07T12:18:54Z No. of bitstreams: 1 Ensino-aprendizagem de Experiência de Usuário no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet-um estudo de caso.pdf: 3622974 bytes, checksum: 3c03434ce45af56b74ddd24c6b96c976 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-08T11:49:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ensino-aprendizagem de Experiência de Usuário no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet-um estudo de caso.pdf: 3622974 bytes, checksum: 3c03434ce45af56b74ddd24c6b96c976 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-08T11:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ensino-aprendizagem de Experiência de Usuário no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet-um estudo de caso.pdf: 3622974 bytes, checksum: 3c03434ce45af56b74ddd24c6b96c976 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectSistemapt_BR
dc.subjectUserpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectSystempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleENSINO-APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA PARA INTERNET: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Edson Batista3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.