Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.creatorCarvalho, Andressa Alves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8751042789389290pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-05T20:49:18Z-
dc.date.available2025-12-05-
dc.date.available2025-12-05T20:49:18Z-
dc.date.issued2025-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5951-
dc.description.abstractThe Supervised Curricular Internship represents a fundamental stage in the initial training of teachers, as it provides practical and concrete experience of the school reality and strengthens the articulation between theory and practice. This article aims to report the experiences developed during the Supervised Internship in Biological Sciences at the High School level, carried out in a public state institution, emphasizing classroom observations, teaching practices, and the application of a practical activity on biological evolution. The activities ranged from the analysis of the school’s physical and pedagogical structure to effective participation in the classroom through lessons planned and implemented based on active methodologies. The teaching practice entitled “Natural Selection in Action”, also presented at the XXV Science and Technology Fair of IF Goiano – Campus Ceres, sought to promote the understanding and learning of the evolutionary mechanisms proposed by Lamarck, Wallace, and Darwin through investigative and playful activities that stimulated student participation. The experience enabled reflections on the challenges of teaching Biology in High School, highlighting aspects such as student motivation, the need for diversified strategies, and the importance of teacher mediation. It is concluded that the internship provided significant contributions to the construction of professional teaching identity, reinforcing the relevance of direct contact with school practice in the academic training of future teachers.pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório representa uma etapa fundamental na formação inicial de professores, por possibilitar a vivência prática e concreta da realidade escolar e a aproximação e articulação entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas no estágio curricular supervisionado em Ciências Biológicas no Ensino Médio, realizado em uma instituição pública estadual, enfatizando as observações, práticas de regência e a aplicação de uma atividade prática sobre evolução biológica. As atividades contemplaram desde a análise da estrutura física e pedagógica da escola até a participação efetiva em sala de aula, por meio de aulas planejadas e aplicadas com base em metodologias ativas. A prática de ensino intitulada ‘‘Seleção Natural em Ação’’, também apresentada na XXV Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano - Campus Ceres, buscou promover a compreensão e aprendizagem dos mecanismos evolutivos propostos por Lamarck, Wallace e Darwin, por meio de atividades investigativas e lúdicas que estimularam a participação dos estudantes. A experiência permitiu refletir sobre os desafios do ensino de Biologia no Ensino Médio, evidenciando e destacando aspectos como a motivação dos alunos, a necessidade de estratégias diversificadas e a importância da mediação docente. Conclui-se que o estágio proporcionou contribuições significativas para a construção da identidade profissional docente, reforçando a relevância do contato direto com a prática escolar na formação acadêmica do licenciando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Alves Carvalho (andressa.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-05T13:48:57Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL ANDRESSA ALVES CARVALHO.pdf: 1030116 bytes, checksum: 7c64ac3cdf8e055a256555a07c4e62fc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-05T20:49:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL ANDRESSA ALVES CARVALHO.pdf: 1030116 bytes, checksum: 7c64ac3cdf8e055a256555a07c4e62fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-05T20:49:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL ANDRESSA ALVES CARVALHO.pdf: 1030116 bytes, checksum: 7c64ac3cdf8e055a256555a07c4e62fc (MD5) Previous issue date: 2025-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017. BRITISH COUNCIL BRAZIL; CARLOS CHAGAS FOUNDATION. The teaching of the natural sciences and their technology in Brazilian schools: an overview of the period 2010 to 2020. São Paulo: British Council Brazil, 2023. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. GATTI, Bernadete et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. 2019. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez Editora, 2022. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus Editora, 2003. KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora, 2017. KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. Edusp, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2017. LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2018. LIRA, Aline Telma Silva; DE SENNA JUNIOR, Vicente Antonio. DESAFIOS NA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 10, p. 5697-5710, 2024. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora, 2014 NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992. NÓVOA, Antônio. Profissão: professor. reflexões históricas e sociológicas. 1989. PEREIRA, Sandra Maria Jerônimo et al. Práticas pedagógicas e metodologias ativas no ensino em tempo integral: a conexão entre teoria e prática. ARACÊ, v. 6, n. 3, p. 8597-8614, 2024. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2018. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012. VIANNA, Rafael de Brito. Neoliberalismo escolar e educação integral no Brasil: sentidos, contextos e limites da política de fomento às escolas de ensino médio de tempo integral-PFEMTI (2016-2022). 2021. WAHLBRINCK, Ilíria François. A extensão universitária sob o viés da ética do cuidado: possibilidade de práxis emancipatória. Horizontes, v. 34, n. 2, p. 19-29, 2016. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeleção Naturalpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL ANDRESSA ALVES CARVALHO.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.