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Tipo: Artigo de Periódico
Título: METODOLOGIAS ATIVAS E PRÁTICA REFLEXIVA: EVIDÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Autor(es): Filgueira, Caroline Souza Santos
Santos, Tânita Maria Souza
Duarte, Fernanda Melo
Faria Filho, Fausto de Melo
Santos, Mairon Marques dos
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o processo formativo vivenciado no Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. O estágio foi desenvolvido em uma escola municipal do Vale São Patrício e o estudo adotou uma abordagem narrativa reflexiva, buscando compreender o papel do estágio como espaço de aprendizado e de amadurecimento profissional. As etapas de observação, semirregência e regência permitiram a vivência direta dos desafios e possibilidades do contexto escolar, estimulando a autonomia, a criatividade e a capacidade de adaptação frente aos imprevistos da prática docente. O tema definido para a intervenção pedagógica foi Infecções Sexualmente Transmissíveis, e demonstrou-se a importância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem por meio da criação e uso de um jogo de tabuleiro. Conclui-se que o estágio supervisionado constitui um espaço privilegiado para a formação docente, promovendo a articulação entre teoria e prática e fortalecendo o compromisso do professor com uma educação crítica, reflexiva e transformadora.
Abstract: This article presents a reflection on the formative process experienced in the Supervised Curricular Internship of the Biological Sciences Degree course at the Federal Institute of Goiás – Ceres Campus. The internship was developed in a municipal school in Vale São Patrício and the study adopted a reflective narrative approach, seeking to understand the role of the internship as a space for learning and professional development. The stages of observation, semi-teaching and teaching allowed for direct experience of the challenges and possibilities of the school context, stimulating autonomy, creativity and the ability to adapt to the unforeseen events of teaching practice. The theme defined for the pedagogical intervention was Sexually Transmitted Infections, and the importance of active methodologies in the teaching-learning process was demonstrated through the creation and use of a board game. It is concluded that the supervised internship constitutes a privileged space for teacher training, promoting the articulation between theory and practice and strengthening the teacher's commitment to a critical, reflective and transformative education.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação docente
Identidade profissional
Metodologias ativas
Prática pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5949
Data do documento: 24-Nov-2025
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