Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5906
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ACIDEZ DO SUCO GÁSTRICO NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Pereira, Amanda Stéfanny Silva
Primeiro Orientador: Silva, Ilmo Correia
Resumo: Este estudo teve como objetivo relatar e analisar a experiência desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase na realização de uma atividade experimental sobre a acidez do suco gástrico. A prática foi aplicada em turmas da 1ª e da 3ª séries do Ensino Médio, em escolas públicas dos municípios de Itapaci e Ceres (GO), especificamente no Colégio Estadual Luís Alves Machado e no Colégio Estadual CEPI João XXIII. O experimento foi realizado com materiais de baixo custo, utilizados para simular a ação do suco gástrico sobre proteínas, permitindo aos estudantes observar e compreender, de forma prática, fenômenos relacionados ao processo digestivo. A atividade ocorreu de maneira participativa e contextualizada, favorecendo o diálogo, a interação e a construção coletiva do conhecimento. Os resultados indicaram que a experimentação, mesmo com recursos simples, despertou a curiosidade científica, ampliou a compreensão de conceitos biológicos e contribuiu para uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a experiência reforçou a importância da experimentação como ferramenta de apoio ao ensino de Biologia, destacando o papel do professor na mediação entre teoria e prática e evidenciando que atividades acessíveis podem ser eficazes na promoção do interesse e da compreensão dos estudantes. Palavras-chave: PIBID; Experimentação; Ensino de Ciências; Suco gástrico.
Abstract: This study aimed to report and analyze the experience developed within the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID), with emphasis on conducting an experimental activity on the acidity of gastric juice. The practice was carried out with 1st- and 3rd-year high school classes in public schools located in the municipalities of Itapaci and Ceres, Goiás, specifically at Colégio Estadual Luís Alves Machado and Colégio Estadual CEPI João XXIII. The experiment used low-cost materials to simulate the action of gastric juice on proteins, allowing students to observe and practically understand phenomena related to the digestive process. The activity was conducted in a participatory and contextualized manner, promoting dialogue, interaction, and the collective construction of knowledge. The results indicated that experimentation, even when supported by simple resources, stimulated scientific curiosity, enhanced the understanding of biological concepts, and contributed to more meaningful learning. Furthermore, the experience reinforced the importance of experimentation as a supporting tool for Biology teaching, highlighting the teacher’s role in mediating between theory and practice and demonstrating that accessible activities can effectively foster student interest and comprehension Keywords: PIBID; Experimentation; Science Teaching; Gastric juice.
Palavras-chave: PIBID; Experimentação; Ensino de Ciências; Suco gástrico.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5906
Data do documento: 30-Out-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC- AMANDA.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.