Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5906Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Ilmo Correia | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1985204444342972 | pt_BR |
| dc.creator | Pereira, Amanda Stéfanny Silva | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9301659436783712 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T23:22:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-20 | - |
| dc.date.available | 2025-11-24T23:22:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5906 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to report and analyze the experience developed within the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID), with emphasis on conducting an experimental activity on the acidity of gastric juice. The practice was carried out with 1st- and 3rd-year high school classes in public schools located in the municipalities of Itapaci and Ceres, Goiás, specifically at Colégio Estadual Luís Alves Machado and Colégio Estadual CEPI João XXIII. The experiment used low-cost materials to simulate the action of gastric juice on proteins, allowing students to observe and practically understand phenomena related to the digestive process. The activity was conducted in a participatory and contextualized manner, promoting dialogue, interaction, and the collective construction of knowledge. The results indicated that experimentation, even when supported by simple resources, stimulated scientific curiosity, enhanced the understanding of biological concepts, and contributed to more meaningful learning. Furthermore, the experience reinforced the importance of experimentation as a supporting tool for Biology teaching, highlighting the teacher’s role in mediating between theory and practice and demonstrating that accessible activities can effectively foster student interest and comprehension Keywords: PIBID; Experimentation; Science Teaching; Gastric juice. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo relatar e analisar a experiência desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase na realização de uma atividade experimental sobre a acidez do suco gástrico. A prática foi aplicada em turmas da 1ª e da 3ª séries do Ensino Médio, em escolas públicas dos municípios de Itapaci e Ceres (GO), especificamente no Colégio Estadual Luís Alves Machado e no Colégio Estadual CEPI João XXIII. O experimento foi realizado com materiais de baixo custo, utilizados para simular a ação do suco gástrico sobre proteínas, permitindo aos estudantes observar e compreender, de forma prática, fenômenos relacionados ao processo digestivo. A atividade ocorreu de maneira participativa e contextualizada, favorecendo o diálogo, a interação e a construção coletiva do conhecimento. Os resultados indicaram que a experimentação, mesmo com recursos simples, despertou a curiosidade científica, ampliou a compreensão de conceitos biológicos e contribuiu para uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a experiência reforçou a importância da experimentação como ferramenta de apoio ao ensino de Biologia, destacando o papel do professor na mediação entre teoria e prática e evidenciando que atividades acessíveis podem ser eficazes na promoção do interesse e da compreensão dos estudantes. Palavras-chave: PIBID; Experimentação; Ensino de Ciências; Suco gástrico. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Amanda Stéfanny Silva Pereira (amanda.stefanny@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-11-20T02:46:59Z No. of bitstreams: 1 TC- AMANDA.pdf: 2246071 bytes, checksum: 2bda7a1dbcc08c2d3a76a11c8eba0b7a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-24T23:22:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC- AMANDA.pdf: 2246071 bytes, checksum: 2bda7a1dbcc08c2d3a76a11c8eba0b7a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-24T23:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC- AMANDA.pdf: 2246071 bytes, checksum: 2bda7a1dbcc08c2d3a76a11c8eba0b7a (MD5) Previous issue date: 2025-10-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | PIBID; Experimentação; Ensino de Ciências; Suco gástrico. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
| dc.title | EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ACIDEZ DO SUCO GÁSTRICO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TC- AMANDA.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.