Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pedroso, Leonardo Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573407033354775pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Leandro Batista-
dc.contributor.referee2Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.referee3Junqueira, Daniela Inácio-
dc.contributor.referee4Salomão, Leandro Caixeta-
dc.contributor.referee5Martins, Fernanda Pereira-
dc.creatorPerfeito, Artur-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332775811757549pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T12:07:17Z-
dc.date.available2025-11-09-
dc.date.available2025-11-10T12:07:17Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5880-
dc.description.abstractThis study investigates agroecology as a strategic tool for conserving the natural resources of the Cerrado biome, focusing on the development of a training course for settlers of the Olga Benário settlement in Ipameri, Goiás. Its main objective is to create an educational product that promotes sustainable practices, fosters environmental education, and strengthens family farming. The methodology follows a qualitative, exploratory, and descriptive approach, based on bibliographic research and document analysis, emphasizing the legal and pedagogical foundations of agroecological education. The course is structured into five in-person sessions totaling 60 hours, covering topics such as the Cerrado biome, agroecosystems, bioindicators, environmental legislation, and organic product certification. Results show strong participant engagement and positive evaluations regarding the relevance, applicability, and clarity of the content. The interaction between scientific and traditional knowledge enabled collective knowledge-building, encouraging ecological awareness and empowering the settlers. The study concludes that the pedagogical proposal effectively integrates education, sustainability, and citizenship, contributing to the appreciation of the Cerrado and the advancement of agroecology as an alternative to conventional agricultural models. The course proves to be an effective tool for social and environmental transformation, highlighting the potential of Professional Master's programs to generate tangible impacts in rural communities. It is hoped that this initiative will inspire further actions and public policies aimed at agroecological education and the preservation of Brazilian biomes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a agroecologia como instrumento estratégico para a conservação dos recursos naturais do Cerrado, tendo como objeto a criação de um curso de capacitação voltado aos assentados do Olga Benário, em Ipameri-GO. O estudo tem como objetivo principal desenvolver um produto educacional que promova práticas sustentáveis, fomente a educação ambiental e fortaleça a agricultura familiar. Para isso, adota uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica e análise documental, com foco nas diretrizes legais e pedagógicas que sustentam o ensino agroecológico. O curso, estruturado em cinco encontros presenciais com carga horária de 60 horas, aborda temas como bioma Cerrado, agroecossistemas, bioindicadores, legislação ambiental e certificação de produtos orgânicos. Os resultados demonstram ampla adesão e engajamento dos participantes, com avaliações positivas quanto à relevância, aplicabilidade e clareza dos conteúdos. A interação entre saberes científicos e populares favoreceu a construção coletiva do conhecimento, promovendo a conscientização ecológica e o protagonismo dos assentados. Concluise que a proposta pedagógica desenvolvida cumpre seu papel de integrar educação, sustentabilidade e cidadania, contribuindo para a valorização do Cerrado e o fortalecimento da agroecologia como alternativa ao modelo convencional. O curso revela-se uma ferramenta eficaz para a transformação social e ambiental, evidenciando o potencial dos Mestrados Profissionais em gerar impactos concretos nas comunidades rurais. Espera-se que esta iniciativa inspire novas ações e políticas públicas voltadas à educação agroecológica e à preservação dos biomas brasileiros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Artur Ericsson Perfeito (artur.perfeito1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-11-09T00:39:56Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO CRENAC AEP COM ANEXOS.pdf: 10808597 bytes, checksum: 43cb51d27a72556297b76194f321498c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-10T12:02:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO CRENAC AEP COM ANEXOS.pdf: 10808597 bytes, checksum: 43cb51d27a72556297b76194f321498c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-10T12:07:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO CRENAC AEP COM ANEXOS.pdf: 10808597 bytes, checksum: 43cb51d27a72556297b76194f321498c (MD5) Previous issue date: 2025-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerradopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.titleAGROECOLOGIA COMO MEIO DA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO: A CRIAÇÃO DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA O ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO, MUNICÍPIO DE IPAMERI-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Artur PerfeitoARTIGO CRENAC AEP com termo e ata10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.