Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/576
Tipo: Dissertação
Título: MONTEVIDEO, ¿qué es eso en los muros?
Autor(es): Schneider Kist, Maurício Fernando
Primeiro Orientador: Guimarães, Leda Maria de Barros
Primeiro Membro da Banca: Abreu, Carla Luzia de
Segundo Membro da Banca: Caballero, Ricardo Klein
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida no PPG em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visual da Universidade Federal de Goiás e teve por objetivo o estudo de intervenções urbanas no Uruguai. Propriamente, de produções visuais em muros (grafite, pichação, pintadas), com enfoque em Montevidéu, capital uruguaia. Essas intervenções urbanas, determina Tavares (2008), são ações que interessam promover reflexões nos fluxos tensos e intensos da sociedade/cidade, problematizando o processo de comunicação de ideias pela subversão dos meios. Dentre tantos temas expressados nessas visualidades, a pesquisa trilhou o caminho das pintadas sobre a reformulação da lei de drogas, alçada fortemente na regulação dos processos envolvidos no uso da cannabis, onde movimentos sociais de diferentes matizes lutam nessa frente a partir de um direito social. A pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo de aspectos históricos das produções visuais em muros e do tema cannabis, com imersão etnográfica no contexto cultural e político do país. Resulta que a pesquisa pôde dialogar sobre a maturidade dos processos de tensões na e sobre a arena pública que suscita Corrigan (2011), discutindo a reconstrução identitária a partir dos processos pluriterritoriais por onde transitam as imagens.
Abstract: This research was developed at the PPG in Art and Visual Culture of the Faculty of Visual Arts of the Federal University of Goiás and aimed to study urban interventions in Uruguay. Properly, visual productions on walls (graffiti), focusing on Montevideo, Uruguayan capital. These urban interventions, according to Tavares (2008), are actions that are interesting to promote reflections in the tense and intense flows of society / city, problematizing the process of communication of ideals by the subversion of the means. Among so many themes expressed in these visuals, the research has traced the path of the painted ones on the reformulation of the drug law, strongly elevated in the regulation of the processes involved in the use of cannabis, where social movements of different shades struggle in this front from a social right. The research was developed through the study of historical aspects of visual productions in walls and the cannabis theme, with ethnographic immersion in the cultural and political context of the country. It turns out that the research was able to discuss the maturity of the processes of tensions in and on the public arena that Corrigan (2011) evokes, discussing the reconstruction of identity from the processes of plurality through which images move.
Palavras-chave: Pintadas
Graffiti
Intervenções urbanas
Urban interventios
Movimentos sociais
Social movements
Maconha
Marijuana
Pluriterritorialidade
Plurality
Área do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituição extra IF Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
Programa/Curso: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
metadata.dc.identifier.doi: https://culturavisual.fav.ufg.br/up/459/o/Disserta%C3%A7%C3%A3o_-_Maur%C3%ADcio_Fernando_Schneider_Kist_-_2018_RESUMO.pdf
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/576
Data do documento: 28-Jun-2018
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf116,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação maurício schneider 2018.pdf29,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.