Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO-MERCADORIA: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO NEOLIBEAL E AS POSSIBILIDADES CONTRA-HEGEMÔNICAS |
Autor(es): | Pereira, Cleverson Braz |
Primeiro Orientador: | Andrade, Leonardo Carlos |
Primeiro Membro da Banca: | Andrade, Carlos Leonardo de |
Segundo Membro da Banca: | Tadakoro, Ricardo Takayuki |
Terceiro Membro da Banca: | Anes, Rodrigo Roncato Marques |
Resumo: | Este é um ensaio teórico cuja proposta central consiste em fazer uma análise dialética da relação objetivação-subjetivação que ocorre na educação formal. Isso quer dizer que a escola sistematizadora de conhecimentos científicos, preconizada pelo capitalismo (que valoriza a educação como mercadoria), ainda que atravessada pela alienação, possui elementos contra-hegemônicos relevantes, os quais podem ser significativos no processo de formação humana. Motivados pelo problema de como o indivíduo pode se formar humanamente, mesmo dentro do contexto neoliberal da educação, a proposta é a valorização dessa escola e de seus conteúdos historicamente produzidos pelo ser humano enquanto expressão de contra-hegemonia — para que possam, assim, conferir aos seus alunos meios não apenas de reproduzir o pensamento social dominante, mas também de transformá-lo. |
Abstract: | This is a theoretical essay whose central aim is to present a dialectical analysis of the objectification-subjectification relationship that takes place within formal education. In other words, the school as an institution for the systematization of scientific knowledge—endorsed by capitalism, which regards education as a commodity—still contains relevant counter-hegemonic elements, despite being permeated by alienation. These elements may play a significant role in the process of human development. Motivated by the question of how individuals can achieve human formation within the neoliberal educational context, this work advocates for the appreciation of the school and its historically produced content as expressions of counter-hegemony. Such an approach may equip students not only to reproduce dominant social thought but also to critically transform it. |
Palavras-chave: | Educação Qualidade neoliberal Dialética Formação humana Education Neoliberal quality Dialectics Human formation |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740 |
Data do documento: | 20-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_Cleverson Pereira | 500,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.