Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO-MERCADORIA: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO NEOLIBEAL E AS POSSIBILIDADES CONTRA-HEGEMÔNICAS
Autor(es): Pereira, Cleverson Braz
Primeiro Orientador: Andrade, Leonardo Carlos
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Carlos Leonardo de
Segundo Membro da Banca: Tadakoro, Ricardo Takayuki
Terceiro Membro da Banca: Anes, Rodrigo Roncato Marques
Resumo: Este é um ensaio teórico cuja proposta central consiste em fazer uma análise dialética da relação objetivação-subjetivação que ocorre na educação formal. Isso quer dizer que a escola sistematizadora de conhecimentos científicos, preconizada pelo capitalismo (que valoriza a educação como mercadoria), ainda que atravessada pela alienação, possui elementos contra-hegemônicos relevantes, os quais podem ser significativos no processo de formação humana. Motivados pelo problema de como o indivíduo pode se formar humanamente, mesmo dentro do contexto neoliberal da educação, a proposta é a valorização dessa escola e de seus conteúdos historicamente produzidos pelo ser humano enquanto expressão de contra-hegemonia — para que possam, assim, conferir aos seus alunos meios não apenas de reproduzir o pensamento social dominante, mas também de transformá-lo.
Abstract: This is a theoretical essay whose central aim is to present a dialectical analysis of the objectification-subjectification relationship that takes place within formal education. In other words, the school as an institution for the systematization of scientific knowledge—endorsed by capitalism, which regards education as a commodity—still contains relevant counter-hegemonic elements, despite being permeated by alienation. These elements may play a significant role in the process of human development. Motivated by the question of how individuals can achieve human formation within the neoliberal educational context, this work advocates for the appreciation of the school and its historically produced content as expressions of counter-hegemony. Such an approach may equip students not only to reproduce dominant social thought but also to critically transform it.
Palavras-chave: Educação
Qualidade neoliberal
Dialética
Formação humana
Education
Neoliberal quality
Dialectics
Human formation
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740
Data do documento: 20-Mai-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_Cleverson Pereira500,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.