Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Leonardo Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907496824880870pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Carlos Leonardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907496824880870pt_BR
dc.contributor.referee2Tadakoro, Ricardo Takayuki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0749237935234602pt_BR
dc.contributor.referee3Anes, Rodrigo Roncato Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524134785032887pt_BR
dc.creatorPereira, Cleverson Braz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159062739724405pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T10:46:48Z-
dc.date.available2025-09-20-
dc.date.available2025-09-18T10:46:48Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740-
dc.description.abstractThis is a theoretical essay whose central aim is to present a dialectical analysis of the objectification-subjectification relationship that takes place within formal education. In other words, the school as an institution for the systematization of scientific knowledge—endorsed by capitalism, which regards education as a commodity—still contains relevant counter-hegemonic elements, despite being permeated by alienation. These elements may play a significant role in the process of human development. Motivated by the question of how individuals can achieve human formation within the neoliberal educational context, this work advocates for the appreciation of the school and its historically produced content as expressions of counter-hegemony. Such an approach may equip students not only to reproduce dominant social thought but also to critically transform it.pt_BR
dc.description.resumoEste é um ensaio teórico cuja proposta central consiste em fazer uma análise dialética da relação objetivação-subjetivação que ocorre na educação formal. Isso quer dizer que a escola sistematizadora de conhecimentos científicos, preconizada pelo capitalismo (que valoriza a educação como mercadoria), ainda que atravessada pela alienação, possui elementos contra-hegemônicos relevantes, os quais podem ser significativos no processo de formação humana. Motivados pelo problema de como o indivíduo pode se formar humanamente, mesmo dentro do contexto neoliberal da educação, a proposta é a valorização dessa escola e de seus conteúdos historicamente produzidos pelo ser humano enquanto expressão de contra-hegemonia — para que possam, assim, conferir aos seus alunos meios não apenas de reproduzir o pensamento social dominante, mas também de transformá-lo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleverson Braz Pereira (cleverson.braz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-12T22:41:46Z No. of bitstreams: 3 tcc_Cleverson Braz Pereira.pdf: 206405 bytes, checksum: 4b3e33fa68e9481b55c272189095e873 (MD5) Ata de defesa_Cleverson Braz Pereira.pdf: 176026 bytes, checksum: a5ae484166971c7740650104ec41e74c (MD5) tcae_Cleverson Braz Pereira.pdf: 197661 bytes, checksum: b61d270d70398e866aa7776fdada9166 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-15T13:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_Cleverson Braz Pereira.pdf: 206405 bytes, checksum: 4b3e33fa68e9481b55c272189095e873 (MD5) Ata de defesa_Cleverson Braz Pereira.pdf: 176026 bytes, checksum: a5ae484166971c7740650104ec41e74c (MD5) tcae_Cleverson Braz Pereira.pdf: 197661 bytes, checksum: b61d270d70398e866aa7776fdada9166 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado CLEVERSON, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º TCAE;  4º Ata de defesa;  5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-09-16T16:55:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cleverson Braz Pereira (cleverson.braz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-17T05:36:29Z No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-18T10:39:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-18T10:46:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T10:46:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5) Previous issue date: 2025-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidade neoliberalpt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNeoliberal qualitypt_BR
dc.subjectDialecticspt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO-MERCADORIA: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO NEOLIBEAL E AS POSSIBILIDADES CONTRA-HEGEMÔNICASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_Cleverson Pereira500,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.