Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Leonardo Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2907496824880870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Carlos Leonardo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2907496824880870 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tadakoro, Ricardo Takayuki | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0749237935234602 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anes, Rodrigo Roncato Marques | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1524134785032887 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Cleverson Braz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8159062739724405 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T10:46:48Z | - |
dc.date.available | 2025-09-20 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T10:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5740 | - |
dc.description.abstract | This is a theoretical essay whose central aim is to present a dialectical analysis of the objectification-subjectification relationship that takes place within formal education. In other words, the school as an institution for the systematization of scientific knowledge—endorsed by capitalism, which regards education as a commodity—still contains relevant counter-hegemonic elements, despite being permeated by alienation. These elements may play a significant role in the process of human development. Motivated by the question of how individuals can achieve human formation within the neoliberal educational context, this work advocates for the appreciation of the school and its historically produced content as expressions of counter-hegemony. Such an approach may equip students not only to reproduce dominant social thought but also to critically transform it. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este é um ensaio teórico cuja proposta central consiste em fazer uma análise dialética da relação objetivação-subjetivação que ocorre na educação formal. Isso quer dizer que a escola sistematizadora de conhecimentos científicos, preconizada pelo capitalismo (que valoriza a educação como mercadoria), ainda que atravessada pela alienação, possui elementos contra-hegemônicos relevantes, os quais podem ser significativos no processo de formação humana. Motivados pelo problema de como o indivíduo pode se formar humanamente, mesmo dentro do contexto neoliberal da educação, a proposta é a valorização dessa escola e de seus conteúdos historicamente produzidos pelo ser humano enquanto expressão de contra-hegemonia — para que possam, assim, conferir aos seus alunos meios não apenas de reproduzir o pensamento social dominante, mas também de transformá-lo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleverson Braz Pereira (cleverson.braz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-12T22:41:46Z No. of bitstreams: 3 tcc_Cleverson Braz Pereira.pdf: 206405 bytes, checksum: 4b3e33fa68e9481b55c272189095e873 (MD5) Ata de defesa_Cleverson Braz Pereira.pdf: 176026 bytes, checksum: a5ae484166971c7740650104ec41e74c (MD5) tcae_Cleverson Braz Pereira.pdf: 197661 bytes, checksum: b61d270d70398e866aa7776fdada9166 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-15T13:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_Cleverson Braz Pereira.pdf: 206405 bytes, checksum: 4b3e33fa68e9481b55c272189095e873 (MD5) Ata de defesa_Cleverson Braz Pereira.pdf: 176026 bytes, checksum: a5ae484166971c7740650104ec41e74c (MD5) tcae_Cleverson Braz Pereira.pdf: 197661 bytes, checksum: b61d270d70398e866aa7776fdada9166 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado CLEVERSON, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa; 2º Folha de rosto; 3º TCAE; 4º Ata de defesa; 5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-09-16T16:55:23Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleverson Braz Pereira (cleverson.braz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-17T05:36:29Z No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-18T10:39:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-18T10:46:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-18T10:46:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivos_Cleverson Braz Pereira.pdf: 512954 bytes, checksum: b5edb45932c262876b9d2afa21ba7f61 (MD5) Previous issue date: 2025-05-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade neoliberal | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Neoliberal quality | pt_BR |
dc.subject | Dialectics | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO-MERCADORIA: UM ENSAIO SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO NEOLIBEAL E AS POSSIBILIDADES CONTRA-HEGEMÔNICAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_Cleverson Pereira | 500,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.