Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5734
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O QUE AS PESQUISAS TÊM APRESENTADO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, MUNDO DO TRABALHO E A ZONA RURAL? |
Autor(es): | Andrade, Leonardo Carlos de |
Resumo: | Buscando compreender as relações entre ensino médio integrado, mundo do trabalho e a zona rural, expor vínculos verificando as relações do contexto agroindustrial, analisando artigos encontrados na revista Educação Profissional e Tecnológica (EPT), onde a busca procurou relacionar e apresentar o mundo do trabalho da zona rural vinculando a ideia do trabalhador/intelectual, no ensino médio integrado, contrapondo a ideia de que zona rural somente se limita a ideia de regresso, e de necessidade de industrialização, elucidando e procurando nesses trabalhos relações da valorização dos saberes e tradições e suas relações e ideias a respeito, da relação do ensino médio integrado e mundo do trabalho. A pesquisa tem papel fundamental para o desenvolvimento e averiguação de resultados, o presente estudo bibliográfico do tipo qualitativo, analisou trabalhos da revista Educação Profissional e Tecnológica (EPT). |
Abstract: | Seeking to understand the relationships between integrated high school, the world of work and the rural area, to expose links by verifying the relationships of the agro-industrial context, analyzing articles found in the journal Educação Profissional e Tecnológica (EPT), where the search sought to relate and present the world of work in the rural area, linking the idea of the worker/intellectual, in integrated high school, contrasting the idea that the rural area is only limited to the idea of return, and the need for industrialization, elucidating and searching in these works for relationships of the valorization of knowledge and traditions and their relationships and ideas regarding the relationship of integrated high school and the world of work. Research has a fundamental role in the development and verification of results, the present bibliographic study of the qualitative type, analyzed works from the journal Educação Profissional e Tecnológica (EPT). |
Palavras-chave: | Trabalho Ensino médio integrado Zona rural |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA RURAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5734 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Karina Cristina Rodrigues.pdf | 306,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.