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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nahime, Bacus Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628488340655982pt_BR
dc.creatorLima, Tiago Apolinário de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320415408960099pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T17:33:03Z-
dc.date.available2025-09-05T17:33:03Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5725-
dc.description.abstractThe use of construction and demolition waste (CDW) emerges as a sustainable alternative to reduce environmental impacts and preserve natural resources in civil construction. This study evaluated the performance and behavior of CDW as a substitute for natural coarse aggregate in concrete, using pervious concrete as the basis for analysis. Three mixtures were produced: reference (Cr), with 40% (C40), and with 100% (C100) CDW. The tests carried out included compressive strength, splitting tensile strength, permeability, and physical properties. C40 presented the best mechanical results, while C100 showed higher permeability. All mixtures met the minimum standard requirements for pervious concrete in pedestrian traffic. The results confirm the technical potential of CDW for application in concrete, demonstrating its feasibility as an alternative and sustainable material for civil engineering.pt_BR
dc.description.resumoA utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) surge como alternativa sustentável para reduzir impactos ambientais e preservar recursos naturais na construção civil. Este trabalho avaliou o desempenho e o comportamento do RCD como substituto do agregado graúdo natural em concretos, utilizando o concreto permeável como base de análise. Foram produzidos três traços: referência (Cr), com 40% (C40) e com 100% (C100) de RCD. Os ensaios realizados incluíram resistência à compressão, tração diametral, permeabilidade e propriedades físicas. O C40 apresentou os melhores resultados mecânicos, enquanto o C100 mostrou maior permeabilidade. Todos os traços atenderam às exigências mínimas normativas para concretos permeáveis em tráfego de pedestres. Os resultados confirmam o potencial técnico do RCD para aplicação em concretos, evidenciando sua viabilidade como material alternativo e sustentável para a engenharia civil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Apolinário de Lima (tiago.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-04T19:04:19Z No. of bitstreams: 1 tcc_Tiago Apolinário.docx: 671064 bytes, checksum: df66b39d137cd1e33e3e8d0870b256c5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado TIAGO, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);-- Falta folha de aprovação assinada pela banca;--  O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-09-04T21:20:40Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Apolinário de Lima (tiago.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-05T12:57:17Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Tiago Apolinário.pdf: 2299008 bytes, checksum: 4e572f11827532aa65537a1160e70802 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-05T17:32:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Tiago Apolinário.pdf: 2299008 bytes, checksum: 4e572f11827532aa65537a1160e70802 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T17:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Tiago Apolinário.pdf: 2299008 bytes, checksum: 4e572f11827532aa65537a1160e70802 (MD5) Previous issue date: 2025-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduo de construção civilpt_BR
dc.subjectAgregado recicladopt_BR
dc.subjectConcreto permeávelpt_BR
dc.subjectResistência mecânicapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE AGREGADO GRAÚDO CONVENCIONAL E DE RCD PARA APLICAÇÃO EM CONCRETO PERMEÁVELpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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