Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/571
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Autor(es): | Andrade, Marina Almeida |
Primeiro Orientador: | Andrade, Wesley Lima de |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes em, praticamente todos os setores sociais, fazendo parte do cotidiano das pessoas, seja no trabalho, em suas residências, no espaço das instituições de ensino, dentre outras. Essas e outras tecnologias acabaram influenciando a forma como as pessoas aprendem e geram consequências também sobre o ensino presencial, fortalecendo a possibilidade do Ensino a Distância (EaD) e trazendo maiores possibilidades as pessoas afastadas do meio educacional, ou que buscam um novo processo de qualificação pudendo ter acesso a diversos tipos de curso. Objetiva-se nessa pesquisa discutir como essas TICs influenciaram a EaD, beneficiando um grande número de pessoas que buscam acesso a meios educacionais e, nem sempre encontram possibilidades de fazê-lo de forma presencial. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica, baseada em autores como Alves (2009), Vieira (2011), Reis (2016), dentre outros. Assim, ficou evidente que as TICs contribuíram valiosamente para a qualidade do ensino a distância, permitindo uma maior troca entre alunos e tutores, possibilitando que um maior número de pessoas tivessem acesso à educação à distância, contribuindo assim para uma maior qualificação de muitos profissionais. |
Abstract: | Information and Communication Technologies (ICTs) are present in practically all social sectors, being part of people's daily lives, whether at work, at home, in educational institutions, among others. These and other technologies end up influencing the way people learn and also have consequences in classroom teaching, strengthening the possibility of Distance Education (EaD) and bringing greater possibilities for people distant from the educational environment, or seeking a new process of qualification. be able to access various types of courses. The purpose of this research is to discuss how these ICTs have influenced distance education, benefiting a large number of people who seek access to educational resources and do not always find possibilities to do so in person. The methodology used in the elaboration of the research was the literature review, based on authors such as Alves (2009), Vieira (2011), Reis (2016), among others. Thus, it was evident that ICTs have made a valuable contribution to the quality of distance education, allowing greater exchange between students and tutors, enabling more people to access distance education, contributing to the qualification of many professionals. |
Palavras-chave: | Tecnologia. Ensino. Educação. Profissionais. Professor/Tutor |
Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/571 |
Data do documento: | 1-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Marina-Almeida-Andrade.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.