Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5683
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A RELEVÂNCIA DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA |
Autor(es): | Duarte, Pamyhellen Oliveira |
Primeiro Orientador: | Borges, Ronaldo Elias |
Primeiro Coorientador: | Moura, Ilma Célia de Paiva |
Primeiro Membro da Banca: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Ana Maria Alves Pereira dos |
Resumo: | Este artigo discorre sobre o gênero autobiografia no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O gênero textual é entendido como a manifestação concreta das práticas sociais, manifestadas diariamente que expressam formas do uso da linguagem. Desse modo, a abordagem de letrar e alfabetizar na EJA por meio do gênero autobiografia, considera as relações sociais e contextos vivenciados como um instrumento para o estudo do gênero em que os dois processos avance de forma concomitante, valorizando o conhecimento a priori do aluno. Este estudo então propôs, por meio de uma análise bibliográfica, buscar produções acadêmicas que apresentassem projetos que apontassem o ensino do gênero autobiografia como meio para o letramento e alfabetização na EJA. A pesquisa indicou que esse gênero por ser uma materialização de um gênero do discurso que fala sobre si, as abordagens encontradas nas sequências didáticas apontaram que é um ótimo recurso para indivíduos nesse contexto de educação, sendo também o gênero a autobiografia um auxílio no letramento dos indivíduos para sua utilização nas práticas sociais. |
Abstract: | This article discusses the autobiography genre in the process of literacy and reading/writing development in Youth and Adult Education (EJA). The textual genre is understood as the concrete manifestation of social practices, expressed daily as forms of language use. Thus, the approach to literacy and reading/writing in EJA through the autobiography genre considers social relations and lived contexts as an instrument for the study of the genre, in which both processes advance simultaneously, valuing the students’ prior knowledge. This study, through a bibliographic analysis, sought academic works that presented projects pointing to the teaching of the autobiography genre as a means for literacy and reading/writing development in EJA. The research indicated that, since autobiography is a materialization of a discourse genre that speaks about oneself, the approaches found in the didactic sequences showed that it is an excellent resource for individuals in this educational context. Furthermore, autobiography also supports the literacy process of individuals, enabling them to use it in their social practices. |
Palavras-chave: | EJA Alfabetização Gêneros textuais Autobiografia. Letramento |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5683 |
Data do documento: | 22-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Pamyhellen.pdf | 519,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.