Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5680
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PERCEPÇÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA (RIO QUENTE-GOIAS) |
Autor(es): | Cunha, Brenda da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Laís Alice Oliveira |
Primeiro Membro da Banca: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Membro da Banca: | Piovezan, Patrícia Regina |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a organização da pré-escola a partir do PPP do Colégio Municipal Professor Lourenço Batista. O estudo busca compreender como a estrutura e o planejamento da escola influenciam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas. Por meio de análise documental do PPP e do Plano Anual, complementada por revisão bibliográfica em bases como a SciELO, investigou-se de que forma o tripé educar, cuidar e brincar está presente nas práticas pedagógicas da instituição. Observou-se que, embora haja esforços para integrar esses princípios ao cotidiano escolar, ainda existem desafios relacionados à estrutura física, aos recursos tecnológicos e ao planejamento docente. O trabalho evidencia a importância de uma organização escolar que valorize a infância, respeite os tempos e potencialidades das crianças e contribua para a redução de atrasos no desenvolvimento. |
Abstract: | This undergraduate course conclusion paper addresses the organization of preschool based on the PPP of Professor Lourenço Batista Municipal School. The study seeks to understand how the school’s structure and planning influence young children’s development and learning. Through a documental analysis of the PPP and the Annual Plan, complemented by a bibliographic review in databases such as SciELO, it investigated how the tripod of educating, caring, and playing is present in the school’s pedagogical paractices. It was observed that although there are efforts to integrate these principles into everyday paractices, there are still challenges related to physical structure, technological resources, and teachers’ planning. The study highlights the importance of a school organization that values childhood, respects children’s pace and potential, and contributes to reducing developmental delays. |
Palavras-chave: | Organização Professor Ambiente escolar Pré-escola |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5680 |
Data do documento: | 5-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Brenda silva (2).pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.