Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Laís Alice Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5021603348570433 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bergamo, Thelma Maria de Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0108721244666715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Piovezan, Patrícia Regina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2752221534684072 | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Brenda da Silva | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7882532546550732 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T22:52:48Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T22:52:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5680 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate course conclusion paper addresses the organization of preschool based on the PPP of Professor Lourenço Batista Municipal School. The study seeks to understand how the school’s structure and planning influence young children’s development and learning. Through a documental analysis of the PPP and the Annual Plan, complemented by a bibliographic review in databases such as SciELO, it investigated how the tripod of educating, caring, and playing is present in the school’s pedagogical paractices. It was observed that although there are efforts to integrate these principles into everyday paractices, there are still challenges related to physical structure, technological resources, and teachers’ planning. The study highlights the importance of a school organization that values childhood, respects children’s pace and potential, and contributes to reducing developmental delays. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a organização da pré-escola a partir do PPP do Colégio Municipal Professor Lourenço Batista. O estudo busca compreender como a estrutura e o planejamento da escola influenciam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas. Por meio de análise documental do PPP e do Plano Anual, complementada por revisão bibliográfica em bases como a SciELO, investigou-se de que forma o tripé educar, cuidar e brincar está presente nas práticas pedagógicas da instituição. Observou-se que, embora haja esforços para integrar esses princípios ao cotidiano escolar, ainda existem desafios relacionados à estrutura física, aos recursos tecnológicos e ao planejamento docente. O trabalho evidencia a importância de uma organização escolar que valorize a infância, respeite os tempos e potencialidades das crianças e contribua para a redução de atrasos no desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda da Silva Cunha (brenda.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-26T17:09:42Z No. of bitstreams: 1 artigo_Brenda da Silva.pdf: 431923 bytes, checksum: 2ac39c4a8345f3568ab15ae4b2e626bc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada BRENDA,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);-- Falta folha de aprovação do trabalho assinada pela banca;-- O arquivo tem que estar em arquivo único. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa; 2º Folha de rosto; 3º TCAE; 4º Ata de defesa; 5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-08-26T18:12:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda da Silva Cunha (brenda.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-26T22:26:55Z No. of bitstreams: 4 artigo_Brenda silva (2).pdf: 1071561 bytes, checksum: 892f61a1c717bcd1030cb9ac8f3d4117 (MD5) artigo_Brenda silva.pdf: 431923 bytes, checksum: 2ac39c4a8345f3568ab15ae4b2e626bc (MD5) ATA DE DEFESA_BRENDA.pdf: 181985 bytes, checksum: 5bd1793d24fca0119d8ed0797812faca (MD5) BRENDA_DA_SILVA_CUNHA[1].pdf: 474326 bytes, checksum: 8c3f5fab99438fe060d6bd1d9167a3d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-26T22:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Brenda silva (2).pdf: 1071561 bytes, checksum: 892f61a1c717bcd1030cb9ac8f3d4117 (MD5) artigo_Brenda silva.pdf: 431923 bytes, checksum: 2ac39c4a8345f3568ab15ae4b2e626bc (MD5) ATA DE DEFESA_BRENDA.pdf: 181985 bytes, checksum: 5bd1793d24fca0119d8ed0797812faca (MD5) BRENDA_DA_SILVA_CUNHA[1].pdf: 474326 bytes, checksum: 8c3f5fab99438fe060d6bd1d9167a3d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-26T22:52:29Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Brenda silva (2).pdf: 1071561 bytes, checksum: 892f61a1c717bcd1030cb9ac8f3d4117 (MD5) artigo_Brenda silva.pdf: 431923 bytes, checksum: 2ac39c4a8345f3568ab15ae4b2e626bc (MD5) ATA DE DEFESA_BRENDA.pdf: 181985 bytes, checksum: 5bd1793d24fca0119d8ed0797812faca (MD5) BRENDA_DA_SILVA_CUNHA[1].pdf: 474326 bytes, checksum: 8c3f5fab99438fe060d6bd1d9167a3d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-26T22:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo_Brenda silva (2).pdf: 1071561 bytes, checksum: 892f61a1c717bcd1030cb9ac8f3d4117 (MD5) artigo_Brenda silva.pdf: 431923 bytes, checksum: 2ac39c4a8345f3568ab15ae4b2e626bc (MD5) ATA DE DEFESA_BRENDA.pdf: 181985 bytes, checksum: 5bd1793d24fca0119d8ed0797812faca (MD5) BRENDA_DA_SILVA_CUNHA[1].pdf: 474326 bytes, checksum: 8c3f5fab99438fe060d6bd1d9167a3d3 (MD5) Previous issue date: 2025-02-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PERCEPÇÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA (RIO QUENTE-GOIAS) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Brenda silva (2).pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.