Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5656
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM PANORÂMA DO SETOR DE ESTÉTICA EM POSSE (GO): O PAPEL DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NO SUCESSO DOS MICROEMPREENDIMENTOS LOCAIS DO SETOR DE ESTÉTICA EM POSSE (GO): O PAPEL DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NO SUCESSO DOS MICROEMPREENDIMENTOS LOCAIS
Autor(es): Silva, Francielle Moreira
Primeiro Orientador: Francisco, Daniel Neto
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de se tornar um microempreendedor na área de estética em Posse, Goiás, destacando os passos necessários, os desafios enfrentados e as oportunidades do mercado local. A revisão da literatura aborda os conceitos de Empreendedorismo, Empreendedorismo no Brasil e no estado de Goiás, com foco no setor de estética, além das Políticas Públicas voltadas para os microempreendedores. Também é apresentada a caracterização do Microempreendedor Individual (MEI), suas vantagens, obrigações legais e sua contribuição ao desenvolvimento regional. O estudo utiliza uma abordagem descritiva e qualitativa, com base em entrevistas realizadas com microempreendedores da área de estética em Posse, além de dados coletados no Portal do Empreendedor, site do Governo Federal. Os resultados mostram que o setor de estética em Posse está em expansão, impulsionado pela crescente demanda por serviços de beleza e bem-estar. No entanto, os novos empreendedores enfrentam desafios como a concorrência acirrada e a necessidade de atualização constante em técnicas e tendências do mercado. Apesar das dificuldades, há oportunidades promissoras devido ao aumento da valorização da autoestima e do cuidado pessoal na região.
Abstract: This paper aims to describe the process of becoming a microentrepreneur in the aesthetics area in Posse, Goiás, highlighting the necessary steps, the challenges faced and the opportunities in the local market. The literature review addresses the concepts of Entrepreneurship, Entrepreneurship in Brazil and in the state of Goiás, with a focus on the aesthetics sector, in addition to Public Policies aimed at micro-entrepreneurs. The characterization of the Individual Micro-entrepreneur (MEI) is also presented, as well as its advantages, legal obligations and its contribution to regional development. The study uses a descriptive and qualitative approach, based on interviews conducted with micro-entrepreneurs in the aesthetics area in Posse, in addition to data collected from the Entrepreneur Portal, a website of the Federal Government. The results show that the aesthetics sector in Posse is expanding, driven by the growing demand for beauty and wellness services. However, new entrepreneurs face challenges such as fierce competition and the need for constant updating in techniques and market trends. Despite the difficulties, there are promising opportunities due to the increased appreciation of self-esteem and personal care in the region.
Palavras-chave: Microempreendedor Individual
Empreendedorismo local
Formalização
Marketing digital
Individual Micro-entrepreneur
local Entrepreneurship
Formalization
Digital Marketing
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5656
Data do documento: 25-Jun-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Francielle Moreira da Silva.pdf817,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.