Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Priscila Alonso dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002568682701354pt_BR
dc.creatorCabral, Ana Paula Vieira-
dc.creator.Latteshttps://suap.ifgoiano.edu.br/edu/aluno/2019102200340230/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T17:44:42Z-
dc.date.available2025-08-19T17:44:42Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5650-
dc.description.abstractLight and diet products have been gaining more and more prominence worldwide, with an exponential increase in consumption. Look for these correct foods for a portion of the population that seeks to reduce the consumption of calories, sugars or fats, or that have specific dietary needs. The research was carried out using an online questionnaire, which covered demographic data, frequency and motivation of consumption, in addition to knowledge about the terms light and diet. The results demonstrated that, although there is a growing interest in these products, a significant part of consumers do not clearly understand the differences between them. It should also be noted that the consumption of light and diet products is more associated with weight control and medical restrictions, however, many consumers use them in inconvenient ways, which can lead to health risks. Data analysis suggests the need for educational campaigns to inform the public about the properties and limitations of these products, in addition to pointing out that the high price is a factor that limits regular consumption. It is concluded that financial accessibility and broader nutritional education could Light and diet products have been gaining more and more prominence worldwide, with an exponential increase in consumption. Look for these correct foods for a portion of the population that seeks to reduce the consumption of calories, sugars or fats, or that have specific dietary needs. The research was carried out using an online questionnaire, which covered demographic data, frequency and motivation of consumption, in addition to knowledge about the terms light and diet. The results demonstrated that, although there is a growing interest in these products, a significant part of consumers do not clearly understand the differences between them. It should also be noted that the consumption of light and diet products is more associated with weight control and medical restrictions, however, many consumers use them in inconvenient ways, which can lead to health risks. Data analysis suggests the need for educational campaigns to inform the public about the properties and limitations of these products, in addition to pointing out that the high price is a factor that limits regular consumption. It is concluded that financial accessibility and broader nutritional education couldz favor the conscious and adequate consumption of these products in consumers' diets Keywords: Conscious consumption. Food education. Labeling.pt_BR
dc.description.resumoOs produtos light e diet vem ganhando cada vez mais destaque ao nível mundial, com um aumento exponencial no consumo. A procura por tais alimentos decorre de uma parcela da população que busca reduzir o consumo de calorias, açúcares ou gorduras, ou que possuem necessidades alimentares específicas. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, que abrangeu dados demográficos, frequência e motivação do consumo, além do conhecimento sobre os termos light e diet. Os resultados mostraram que, embora exista um interesse crescente por esses produtos, uma parte significativa dos consumidores não compreende claramente as diferenças entre eles. Observou-se também que o consumo de produtos light e diet está mais associado ao controle de peso e restrições médicas, porém, muitos consumidores os utilizam de forma inadequada, o que pode acarretar riscos à saúde. A análise dos dados sugere a necessidade de campanhas educativas para informar o público sobre as propriedades e limitações desses produtos, além de apontar que o preço elevado é um fator que limita o consumo regular. Conclui-se que a acessibilidade financeira e uma educação nutricional mais ampla poderiam favorecer o consumo consciente e adequado desses produtos na dieta dos consumidores. Palavras Chave: Consumo consciente. Educação alimentar. Rotulagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Vieira Cabral (ana.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-13T20:26:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_PAULA_CORREÇÃO.pdf: 1402870 bytes, checksum: 68c220b0fd1f2ffa33b0bfe393bbf5ea (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ANA PAULA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); -- Falta folha de aprovação do trabalho assinada pela banca; -- Falta ficha catalográfica; --  O arquivo tem que estar em arquivo único. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-08-14T22:37:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Vieira Cabral (ana.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-08-18T02:05:45Z No. of bitstreams: 1 Trabalho TCC para depósito .pdf: 10211287 bytes, checksum: 7bceb4f6667f492ab73a48f423db247e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-08-19T17:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho TCC para depósito .pdf: 10211287 bytes, checksum: 7bceb4f6667f492ab73a48f423db247e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T17:44:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho TCC para depósito .pdf: 10211287 bytes, checksum: 7bceb4f6667f492ab73a48f423db247e (MD5) Previous issue date: 2025-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo consciente. Educação alimentar. Rotulagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.titlePRODUTOS LIGHT E DIET SOB A PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR: AVALIAÇÃO QUANTITATIVA A PARTIR DE QUESTIONÁRIO ONLINEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho TCC para depósito .pdf9,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.