Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5601
Tipo: Dissertação
Título: RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Oliveira, Mariana Fonseca
Primeiro Orientador: Moreira, Débora Astoni
Resumo: A tecnologia tornou-se uma ferramenta fundamental no auxílio a diversos processos e atividades, conquistando cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, inclusive no ambiente escolar. Em um contexto social cada vez mais conectado, o uso crítico das tecnologias digitais, voltado para a construção do conhecimento, é apontado como uma das competências gerais a serem desenvolvidas pela educação brasileira. Diante dessa realidade, a presente pesquisa tem como objetivo discutir, refletir e compreender de que forma os recursos educativos digitais podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. A pesquisa justifica-se pelo fato de que esses recursos, além de fazerem parte do cotidiano dos estudantes, podem auxiliar na compreensão da linguagem própria da Química, bem como de seus conceitos e estruturas específicos. Esses elementos, muitas vezes abstratos e complexos, representam desafios à aprendizagem e podem ser mais bem assimilados com o apoio de tecnologias digitais. O estudo foi desenvolvido em um colégio público estadual localizado no município de Pires do Rio, em Goiás, tendo como público-alvo os estudantes das turmas de primeira série do ensino médio e o professor de Química responsável pelas turmas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e a aplicação de questionários pré e pós-teste, direcionados ao professor de química e aos estudantes das turmas participantes. Os resultados indicam que uma das principais barreiras para o uso dos recursos digitais nas aulas é a necessidade de habilidades técnicas por parte dos professores, bem como a ausência de subsídio teórico que sustente a prática pedagógica com o uso dessas tecnologias. Por outro lado, observou-se que a utilização de uma plataforma gamificada como recurso educativo digital nas aulas de química possibilitou ressignificar o processo de ensino-aprendizagem. Por se tratar de uma ferramenta presente no cotidiano dos estudantes e com características lúdicas, a gamificação atribui um aspecto de jogo a uma atividade que tradicionalmente não está associada à diversão, tornando o ensino mais atrativo, motivador e interativo.
Abstract: Technology has become a fundamental tool in supporting various processes and activities, gaining increasing prominence in contemporary society, including the school environment. In an increasingly connected social context, the critical use of digital technologies, focused on knowledge construction, is identified as one of the general competencies to be developed by Brazilian education. Given this reality, this research aims to discuss, reflect on, and understand how digital educational resources can contribute to the teaching-learning process in Chemistry. The research is justified by the fact that these resources, in addition to being part of students' daily lives, can aid in the understanding of the language of Chemistry, as well as its specific concepts and structures. These elements, often abstract and complex, pose challenges to learning and can be better assimilated with the support of digital technologies. The study was conducted at a public state school located in the municipality of Pires do Rio, Goiás, with the target audience being first-year high school students and the Chemistry teacher responsible for these classes. This is a qualitative study, classified as exploratory and descriptive. Data collection instruments included observation and pre- and post-test questionnaires administered to the chemistry teacher and students in the participating classes. The results indicate that one of the main barriers to the use of digital resources in classrooms is the teachers' need for technical skills, as well as the lack of theoretical support to support pedagogical practices using these technologies. Furthermore, it was observed that the use of a gamified platform as a digital educational resource in chemistry classes allowed for a new meaning in the teaching-learning process. Because it is a tool present in students' daily lives and possesses playful characteristics, gamification adds a game-like aspect to an activity not traditionally associated with fun, making teaching more engaging, motivating, and interactive.
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Gamificação
Recursos Educativos Digitais
Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5601
Data do documento: 30-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mariana Fonseca.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.