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Tipo: Dissertação
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E NUTRICIONAL
Título(s) alternativo(s): INSTRUMENT DEVELOPMENT FOR THE ANALYSIS OF TEENAGERS EATING HABITS: AN EDUCATIONAL AND NUTRITIONAL APPROACH
Autor(es): Costa, Flávia Corrêa da
Primeiro Orientador: Venâncio, Patrícia Espíndola Mota
Primeiro Membro da Banca: Tolentino, Grassyara Pinho
Segundo Membro da Banca: Gonçalves, Alisson de Carvalho
Resumo: A presente dissertação tem como foco a avaliação dos hábitos alimentares de adolescentes, um tema de grande relevância no campo da saúde pública, considerando que a adolescência é um período crucial para a formação de padrões alimentares que tendem a perdurar ao longo da vida. Hábitos alimentares adequados são fundamentais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, especialmente em um contexto de aumento da obesidade e de outras comorbidades na população jovem. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os hábitos alimentares de adolescentes e desenvolver um instrumento de fácil aplicação que possa ser utilizado em contextos educacionais, facilitando o acompanhamento nutricional de estudantes. A dissertação está estruturada em dois capítulos, apresentados em formato de artigos científicos, que abordam diferentes dimensões da temática. O primeiro artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de identificar e descrever produtos educacionais e instrumentos voltados à avaliação dos hábitos alimentares de adolescentes. A busca foi realizada em bases acadêmicas como eduCAPES e Google Acadêmico, resultando na seleção de 110 produções relevantes, incluindo 82 artigos, 21 dissertações e 7 teses. As análises evidenciaram o uso recorrente de ferramentas como o Recordatório de 24 horas e o Questionário de Frequência Alimentar, delineando o estado da arte sobre o tema. O segundo artigo apresenta um estudo de campo descritivo e longitudinal, com a participação de 35 adolescentes da Rede Federal de Ensino, com idades entre 16 e 18 anos. A investigação analisou os hábitos alimentares dos participantes em dias úteis e finais de semana, por meio de um questionário adaptado para esta pesquisa. Os dados foram analisados estatisticamente, permitindo uma compreensão detalhada dos padrões de consumo. Os principais achados revelaram o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e a baixa ingestão de alimentos in natura entre os adolescentes, reforçando a necessidade de intervenções educativas. A pesquisa resultou na elaboração de um Guia Alimentar para Adolescentes, com orientações práticas e acessíveis sobre alimentação saudável, visando apoiar ações educativas em nutrição e saúde. Conclui-se que a integração dos artigos oferece uma visão abrangente das lacunas na literatura e das práticas atuais, ressaltando a importância de estratégias educativas eficazes na promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os jovens. A dissertação evidencia que a educação nutricional deve ser uma prioridade nas escolas, contribuindo para a formação de comportamentos alimentares duradouros e saudáveis.
Abstract: This dissertation focuses on the evaluation of teenager´s eating habits, a highly relevant topic in the field of public health, taking into consideration that adolescence is a crucial period for the formation of eating patterns that tend to last throughout life. Adequate eating habits are essential for health promotion and disease prevention, especially in a context of increasing obesity and other comorbidities in youth population. The overall objective of the research was to investigate teenager´s eating habits and to develop an easy-to-apply instrument that can be used in educational contexts, making the nutritional monitoring of students easier. The dissertation is structured in two chapters, presented in scientific articles format, which address different dimensions of the topic. The first article consists of a systematic literature review aiming to identify and describe educational products and instruments used in assessing teenager´s eating habits. The search was conducted in academic databases such as eduCAPES and Google Scholar resulting in the selection of 110 relevant papers, including 82 articles, 21 dissertations and 7 theses. The analyses highlighted the recurrent use of instruments such as the 24-hour recall and the Food Frequency Questionnaire, outlining the state of the art on the subject. The second article presents a descriptive and longitudinal field study with 35 teenagers, aged between 16 and 18 years, from the Federal Education Network. The research analyzed the participants eating habits on weekdays and weekends, using an adapted questionnaire for this research. The data were statistically analyzed, allowing a detailed understanding of the consumption patterns. The main findings revealed an excessive consumption of ultra-processed foods and a low intake of natural foods among the teenagers, reinforcing the need for educational interventions. The research resulted in the development of a Food Guide for Teenagers, with practical and accessible guidelines on healthy eating, which can support educational actions in nutrition and health. It is concluded that the integration of both articles provides a comprehensive view of the gaps in the literature and current practices, highlighting the importance of effective educational strategies in promoting healthy eating habits among young people. The dissertation highlights that nutritional education should be a priority in schools, contributing to the formation of lasting and healthy eating behaviors.
Palavras-chave: hábitos alimentares; adolescentes; educação nutricional;eating habits; teenagers; nutritional education
Área do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5594
Data do documento: 26-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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Dissertação - Flávia Corrêa da Costa - 22-07-2025.pdfEsta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, teve como objetivo desenvolver um instrumento de avaliação dos hábitos alimentares de adolescentes, com ênfase na promoção da saúde e na educação nutricional no contexto escolar. O trabalho foi estruturado em dois capítulos no formato de artigos científicos. O primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura, que identificou os principais métodos utilizados na avaliação do consumo alimentar de adolescentes, destacando a escassez de produtos educacionais voltados a essa temática. O segundo capítulo apresentou um estudo de campo descritivo, realizado com estudantes de 16 a 18 anos da Rede Federal de Ensino, por meio do qual foi possível observar padrões de consumo alimentar distintos entre dias úteis e finais de semana. Como produto educacional, foi elaborado um Guia Alimentar para Adolescentes, com linguagem acessível, fundamentação teórica consistente e recursos gráficos lúdicos, visando subsidiar práticas pedagógicas e ações em saúde voltadas ao público juvenil. Os achados evidenciam a necessidade de estratégias educativas que contribuam para a construção de hábitos alimentares saudáveis desde a adolescência, reforçando o papel da escola como espaço privilegiado de formação integral.2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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