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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5564
Tipo: | Dissertação |
Título: | A FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS FINAIS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | Reader Formation in the Final Years of the Second Stage of Elementary Education |
Autor(es): | OLiveira, Clêda Luiza de |
Primeiro Orientador: | Silva, Cleber Cezar |
Primeiro Membro da Banca: | Astoni, Debora |
Segundo Membro da Banca: | Rodrigues, Rhanya Rafaela |
Resumo: | Esta pesquisa emerge da inquietação de que, mesmo sendo recorrentes os estudos e reflexões nos meios acadêmicos e escolares brasileiros sobre o desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, para a formação de alunos leitores proficientes, os resultados das avaliações internas e externas quantificam que, no Brasil, o nível de leitura dos alunos das escolas públicas, estaduais e municipais, não é o ideal, ficando abaixo da média esperada. O trabalho docente em sala de aula para o ensino de leitura é essencial, visto ser o professor quem estabelece a conexão entre o aluno e o conhecimento. Assim, este estudo tem o objetivo de investigar as metodologias e práticas utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa, para formação de alunos leitores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública estadual, localizada na periferia da cidade de Pires do Rio, Goiás. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, exploratória, documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa. O aporte teórico utilizado se baseia nas contribuições de Ferrarezi e Carvalho (2017), Freire (2012, 2015), Gardner (1983), Geraldi (2011), Gimeno (2008), Kleiman (2000), Kleiman e Moraes (2008), Solé, (1998), Silva (2005), Lajolo (2006), Rangel e Rojo (2010) e Vasconcelos (2012), dentre outros que revisitam a temática leitura. O resultado da pesquisa apontou para a coexistência de metodologias, ações e recursos tradicionais e a inevitável necessidade de incorporar as novas abordagens propostas pelos documentos basilares da educação básica nacional e o Documento Curricular para Goiás (DC - GO) Ampliado. Nesse contexto, destaca-se o desenvolvimento do Produto Educacional — um Caderno Pedagógico — como estratégia de apoio ao planejamento docente e fortalecimento de práticas inovadoras voltadas à formação de alunos leitores nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research stems from the concern that, although studies and reflections on the development of reading skills and strategies in Portuguese Language classes are recurrent in Brazilian academic and school contexts, the results of internal and external assessments show that, in Brazil, the reading level of students in public state and municipal schools still falls below the expected average. The teacher’s work in the classroom is essential for reading instruction, as it is the teacher who establishes the connection between the student and knowledge. Therefore, this study aims to investigate the methodologies and practices used by Portuguese Language teachers to develop reading proficiency among students in the 8th and 9th grades of lower secondary education (Ensino Fundamental II) in a state public school located on the outskirts of Pires do Rio, Goiás. The methodology adopted was field research, with an exploratory, documentary, and bibliographic character, and a qualitative approach. The theoretical framework is based on the contributions of Ferrarezi and Carvalho (2017), Freire (2012, 2015), Gardner (1983), Geraldi (2011), Gimeno (2008), Kleiman (2000), Kleiman and Moraes (2008), Solé (1998), Silva (2005), Lajolo (2006), Rangel and Rojo (2010), and Vasconcelos (2012), among others who revisit the theme of reading. The results indicated the coexistence of traditional methodologies, actions, and resources, alongside the inevitable need to incorporate new approaches proposed by the foundational documents of Brazilian basic education and the Expanded Curricular Document for Goiás (DC-GO). In this context, the development of an Educational Product — a Pedagogical Notebook — stands out as a strategy to support teachers’ planning and to strengthen innovative practices aimed at fostering reading proficiency among students in the 8th and 9th grades of lower secondary education. |
Palavras-chave: | Educação Básica Professor Língua Portuguesa Práticas Pedagógicas Leitura |
Área do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5564 |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
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