Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Rodrigo Elias | - |
dc.creator | Nogueira, Luiz Guilherme Curcino | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T18:36:07Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13T18:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5502 | - |
dc.description.abstract | This monograph proposes the development of a project management Web API system aimed at the educational environment, with the goal of assisting teachers in forming student teams based on agile methodologies, especially Scrum. The system uses Genetic Algorithms as the main Artificial Intelligence technique to optimize team composition, considering the students’ professional profiles, their preferences, and the requirements of software projects. To validate the effectiveness of the Genetic Algorithm in forming these teams, a brute-force method was used to generate all possible student combinations, identifying the optimal solution for project development. Additionally, comparative tests were conducted between different team formation approaches, and the results indicated that the brute-force execution time is significantly higher than that of the Genetic Algorithm. As a result, the Genetic Algorithm proved to be a more efficient and suitable solution for educational use, providing agility and practicality for teachers in project-based learning environments. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Monografia propõe o desenvolvimento de um sistema API Web de gestão de projetos voltado para o ambiente educacional, com o objetivo de auxiliar os professores na formação de equipes de alunos com base em metodologias ágeis, especialmente o Scrum. O sistema utiliza Algoritmo Genético como uma das técnicas de Inteligência Artificial para otimizar a composição das equipes, considerando o perfil profissional dos estudantes, suas preferências e os requisitos dos projetos de software. Para validar a eficácia do Algoritmo Genético em formar essas equipes, foi utilizado um método de Força Bruta para realizar todas as combinações possíveis de estudantes, encontrando a solução ideal para o desenvolvimento desses projetos. Além disso, foram realizados testes comparativos entre diferentes abordagens de formação de equipes de estudantes, e os resultados indicaram que o tempo de execução da Força Bruta é significativamente superior ao do Algoritmo Genético. Com isso, o Algoritmo Genético se mostrou uma solução mais eficiente e adequada para o uso educacional, proporcionando agilidade e praticidade para os professores em ambientes de ensino baseados em projetos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luiz Guilherme Curcino Nogueira (luiz.curcino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T18:18:00Z No. of bitstreams: 1 tcc_Luiz Guilherme.pdf: 2045313 bytes, checksum: 9c718e5cdba9245b340635fe3244a9e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T18:27:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Luiz Guilherme.pdf: 2045313 bytes, checksum: 9c718e5cdba9245b340635fe3244a9e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-06-13T18:36:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Luiz Guilherme.pdf: 2045313 bytes, checksum: 9c718e5cdba9245b340635fe3244a9e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-13T18:36:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Luiz Guilherme.pdf: 2045313 bytes, checksum: 9c718e5cdba9245b340635fe3244a9e2 (MD5) Previous issue date: 2025-06-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.subject | Gestão de projetos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo Genético | pt_BR |
dc.subject | Formação de equipes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | APOIANDO A GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE EM EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Luiz Guilherme.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.