Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5440
Tipo: Livro
Título: E-BOOK DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EM: "ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES" E "GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS INCLUSIVAS”
Título(s) alternativo(s): E-Book of the Professional Development Courses in: "Studies in Special and Inclusive Education for Teachers" and "Democratic School Leadership for Inclusive Schools"
Autor(es): Santos, Laís Alice Oliveira
Silva, Lucas Alves Barbosa e
Conceição, Marcus Vinícius Costa da
Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Mariano, Sangelita Miranda Franco
Bergamo, Thelma Maria de Moura
Resumo: Como construir uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todas as formas de aprender sejam reconhecidas e respeitadas? Como romper com práticas excludentes ainda enraizadas na educação básica? Este livro nasce dessas inquietações e apresenta caminhos possíveis – reflexivos e práticos – para quem acredita que a educação deve ser, acima de tudo, um direito de todos. Fruto do I Simpósio de Educação Especial e Inclusiva do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos e das reflexões realizadas pelos estudantes dos cursos de Aperfeiçoamento em: “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para professores” e “Gestão Escolar Democrática para se construir Escolas Inclusivas”, a obra reúne educadores, pesquisadores e gestores que vivenciam e analisam, em profundidade, os desafios e as conquistas da educação especial na perspectiva inclusiva. Dividido em duas partes, o livro contempla desde discussões teóricas e panoramas regionais até experiências pedagógicas concretas que vêm transformando o cotidiano de escolas públicas brasileiras. Com linguagem acessível e compromisso com a formação docente, o E-Book dos Cursos de Aperfeiçoamento em: “Estudos em Educação Especial e Inclusiva para Professores” e “Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas” é leitura essencial para professores, coordenadores, diretores, estudantes de licenciatura e todos que desejam reinventar sua prática a partir da escuta, da empatia e da valorização das diferenças. Mais do que um livro, esta obra é um convite à ação. Porque uma escola inclusiva não se declara – se constrói. Juntos. Todos os dias.
Abstract: How do we build a truly inclusive school, where all ways of learning are recognised and respected? How do we break away from exclusionary practices still deeply rooted in basic education? This book arises from these concerns and presents possible pathways – both reflective and practical – for those who believe that education should be, above all, a right for everyone.The result of the 1st Symposium on Special and Inclusive Education of the Federal Institute of Goiano – Morrinhos Campus and the reflections carried out by students of the Professional Development Courses in: "Studies in Special and Inclusive Education for Teachers" and "Democratic School Leadership for Building Inclusive Schools", this work brings together educators, researchers, and leaders who experience and analyse, in depth, the challenges and achievements of special education from an inclusive perspective. Divided into two parts, the book covers everything from theoretical discussions and regional overviews to concrete pedagogical experiences that are transforming the daily life of Brazilian state schools. Written in accessible language and with a commitment to teacher development, the E-Book of the Professional Development Courses in: "Studies in Special and Inclusive Education for Teachers" and "Democratic School Leadership for Inclusive Schools" is essential reading for teachers, coordinators, headteachers, undergraduate students, and all who wish to reinvent their practice based on listening, empathy, and the valuing of differences. More than just a book, this work is a call to action. Because an inclusive school isn't declared – it's built. Together. Every day.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação especial
Formação de professores
Gestão escolar democrática
Práticas pedagógicas inclusivas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5440
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.