Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorSousa, Silnara Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495088320085366pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T21:01:10Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-04-30T21:01:10Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5418-
dc.description.abstractThis article discusses, from a theoretical perspective, the possible contributions of Children's Literature and the pedagogical actions of the teacher to the process of forming the reading habit in children. To this end, we conducted a qualitative study, adopting the bibliographic study as a methodological procedure. The analyses showed that children's literature is very important and valid for the formation of child readers, as long as the teacher is able to correctly plan the actions to be developed, becoming a facilitator of this process of encouraging reading, exploring meanings and developing a taste for reading. Thus, literary texts require the teaching role, as well as the teacher, children's stories to develop reading skills in their students.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute, a partir de um viés teórico, as contribuições possíveis da Literatura Infantil e das ações pedagógicas do professor para o processo de formação de hábito de leitura em crianças. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico o estudo bibliográfico. As análises evidenciaram que a literatura infantil é muito importante e válida para a formação leitora infantil, desde que o professor consiga planejar corretamente as ações a serem desenvolvidas, tornando-se um facilitador desse processo de incentivo à leitura, de exploração de significados e de desenvolvimento do gosto pela leitura. Dessa forma, o texto literário necessita da atuação docente assim como o professor, das histórias infantis para desenvolver habilidades leitoras em seus alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Silnara Batista de Sousa (silnara.batista@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-30T00:47:02Z No. of bitstreams: 3 TCC - Silnara - REVISÃO FINAL - 28 04 25.docx: 36692 bytes, checksum: 85dcf53e3f25585c992369ba9ca3d3a1 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 07 04 25 (1).pdf: 108584 bytes, checksum: c1bd45e813bf7fd6bd6dc54aecbf2edc (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 31 03 25.pdf: 87996 bytes, checksum: 8e0de7f6089bbe17a2fd7f157f545ec6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-30T20:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Silnara - REVISÃO FINAL - 28 04 25.docx: 36692 bytes, checksum: 85dcf53e3f25585c992369ba9ca3d3a1 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 07 04 25 (1).pdf: 108584 bytes, checksum: c1bd45e813bf7fd6bd6dc54aecbf2edc (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 31 03 25.pdf: 87996 bytes, checksum: 8e0de7f6089bbe17a2fd7f157f545ec6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-30T21:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Silnara - REVISÃO FINAL - 28 04 25.docx: 36692 bytes, checksum: 85dcf53e3f25585c992369ba9ca3d3a1 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 07 04 25 (1).pdf: 108584 bytes, checksum: c1bd45e813bf7fd6bd6dc54aecbf2edc (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 31 03 25.pdf: 87996 bytes, checksum: 8e0de7f6089bbe17a2fd7f157f545ec6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T21:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC - Silnara - REVISÃO FINAL - 28 04 25.docx: 36692 bytes, checksum: 85dcf53e3f25585c992369ba9ca3d3a1 (MD5) TCAE - PEDAGOGIA - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 07 04 25 (1).pdf: 108584 bytes, checksum: c1bd45e813bf7fd6bd6dc54aecbf2edc (MD5) ATA DE DEFESA DE TC - SILNARA BATISTA DE SOUSA - 31 03 25.pdf: 87996 bytes, checksum: 8e0de7f6089bbe17a2fd7f157f545ec6 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectMediação Docentept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Silnara Batista Sousa.pdfTC- Silnara Batista de Sousa7,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.