Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5405
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA AUTISTAS |
Autor(es): | Inocêncio, Rafaella Silva |
Primeiro Orientador: | Martins, Carla de Moura |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre como o ensino de Química tem sido adaptado e desenvolvido para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da educação regular. A pesquisa evidencia algumas das estratégias empregadas e os principais desafios enfrentados nesse processo educacional. O objetivo central desta revisão bibliográfica foi investigar as metodologias atualmente desenvolvidas no ensino de Química voltadas a alunos com TEA, destacando as adaptações necessárias para garantir uma aprendizagem eficaz, tanto no ambiente escolar quanto no currículo formal. Busca-se, ainda, apresentar estratégias que tornem a inclusão uma prática real e efetiva. Com base no material analisado, a partir de pesquisa realizada em bases de dados da internet, ressalta-se a relevância da adoção de metodologias de ensino adaptadas, promovendo a integração de todos os estudantes. Ademais, enfatiza-se a importância da colaboração entre família, educadores e profissionais da saúde, fator que pode contribuir significativamente para o avanço no processo educacional. Apesar dos progressos já alcançados, persistem desafios a serem superados para que a inclusão de alunos com TEA seja, de fato, efetiva. |
Abstract: | This paper presents an analysis of how Chemistry teaching has been adapted and developed for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of regular education. The research highlights some of the strategies employed and the main challenges faced in this educational process. The main objective of this bibliographic review was to investigate the methodologies currently developed in Chemistry teaching aimed at students with ASD, highlighting the necessary adaptations to ensure effective learning, both in the school environment and in the formal curriculum. It also seeks to present strategies that make inclusion a real and effective practice. Based on the material analyzed, from research carried out in internet databases, the relevance of adopting adapted teaching methodologies is highlighted, promoting the integration of all students. Furthermore, the importance of collaboration between family, educators and health professionals is emphasized, a factor that can significantly contribute to the advancement of the educational process. Despite the progress already achieved, challenges still need to be overcome so that the inclusion of students with ASD is, in fact, effective. |
Palavras-chave: | Autismo Educação inclusiva Ensino de química |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5405 |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RAFAELLA SILVA INOCÊNCIO.pdf | 646,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.