Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antero, Romário Victor Romário Victor | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7674863764458535 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Vilany Vilany | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3404756803865829 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T10:36:21Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21 | - |
dc.date.available | 2025-04-15T10:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5396 | - |
dc.description.abstract | The paper examines the integration of Artificial Intelligence (AI) and Science Education, with a view to improving learning and pedagogical effectiveness. The research highlights how AI tools can personalize learning, adapting content and pace to individual students’ needs, and how virtual assistants and tutors can provide additional support. Analyzing performance data can identify areas of difficulty and optimize teaching methods. Simulation and modeling tools make it easier to visualize complex concepts. The paper also addresses ethical and practical challenges and privacy, emphasizing the need for careful implementation to maximize the benefits of AI in education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho examina a integração entre Inteligência Artificial (IA) e o Ensino de Ciências, visando melhorar a aprendizagem e a eficácia pedagógica. A pesquisa destaca como as ferramentas podem personalizar a aprendizagem, adequando o conteúdo e o ritmo às necessidades individuais dos estudantes, e como assistentes virtuais e tutores podem oferecer suporte adicional. A análise de dados de desempenho permite identificar áreas de dificuldade e otimizar métodos de ensino. Ferramentas de simulação e modelagem facilitam a visualização de conceitos complexos. O trabalho também aborda desafios éticos e práticos e privacidade, enfatizando a necessidade de uma implementação cuidadosa para maximizar os benefícios da IA no ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vilany Bispo de Ramos Almeida (vilany.ramos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-14T19:00:30Z No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-15T10:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-15T10:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_esp_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf | 526,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata da Defesa_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf | 80,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.