Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antero, Romário Victor Romário Victor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674863764458535pt_BR
dc.creatorAlmeida, Vilany Vilany-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404756803865829pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T10:36:21Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2025-04-15T10:36:21Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5396-
dc.description.abstractThe paper examines the integration of Artificial Intelligence (AI) and Science Education, with a view to improving learning and pedagogical effectiveness. The research highlights how AI tools can personalize learning, adapting content and pace to individual students’ needs, and how virtual assistants and tutors can provide additional support. Analyzing performance data can identify areas of difficulty and optimize teaching methods. Simulation and modeling tools make it easier to visualize complex concepts. The paper also addresses ethical and practical challenges and privacy, emphasizing the need for careful implementation to maximize the benefits of AI in education.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho examina a integração entre Inteligência Artificial (IA) e o Ensino de Ciências, visando melhorar a aprendizagem e a eficácia pedagógica. A pesquisa destaca como as ferramentas podem personalizar a aprendizagem, adequando o conteúdo e o ritmo às necessidades individuais dos estudantes, e como assistentes virtuais e tutores podem oferecer suporte adicional. A análise de dados de desempenho permite identificar áreas de dificuldade e otimizar métodos de ensino. Ferramentas de simulação e modelagem facilitam a visualização de conceitos complexos. O trabalho também aborda desafios éticos e práticos e privacidade, enfatizando a necessidade de uma implementação cuidadosa para maximizar os benefícios da IA no ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vilany Bispo de Ramos Almeida (vilany.ramos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-04-14T19:00:30Z No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-04-15T10:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T10:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 i) TCC - ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf: 538722 bytes, checksum: beff6a3888ba813f86b707a1a726aac5 (MD5) J) Ata da Defesa.pdf: 82741 bytes, checksum: 502afe3e0570a9c4f0ab691a064fd7de (MD5) h)Declaração de Submissão ao Repositório Institucional do IF Goiano;.pdf: 1461743 bytes, checksum: 464b93e5b92d10b19460903d78a1bee9 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleASPECTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf526,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata da Defesa_Vilany Bispo de Ramos Almeida.pdf80,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.