Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5389
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | REFLEXÕES SOBRE A DANÇA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS |
Autor(es): | Azevedo, Sarah Queiroz |
Primeiro Orientador: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Resumo: | A ausência das diversas linguagens que compõem as artes, particularmente da dança, nas escolas compromete o desenvolvimento social e psicomotor de crianças e adolescentes. O presente trabalho buscou analisar a importância do trabalho com a dança no ambiente escolar, promovendo uma educação que estimule o movimento, e as práticas de ensino no âmbito das artes. Destaca-se o desafio da superação de um ensino que privilegia exclusivamente atividades teóricas, limitando o potencial expressivo e motor dos estudantes num trabalho de marginalização das artes. Assumindo como metodologia a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória em artigos publicados em periódicos especializados, o objetivo da pesquisa é discutir a importância da dança nas práticas pedagógicas e seus impactos, enfatizando o corpo em movimento como elemento central e a importância do trabalho com a dança para a formação omnilateral das crianças e jovens que, por seu intermédio, integram-se a todas as relações que os indivíduos estabelecem no mundo. O trabalho assume como referencial teórico a perspectiva do movimento corporal como benefício para a formação dos sujeitos e para a relação com as instituições que fomentam as práticas que contribuem com o desenvolvimento dos indivíduos no seu processo de ensino e aprendizagem |
Abstract: | The absence of the various languages that make up the arts, particularly dance, in schools compromises the social and psychomotor development of children and adolescents. This study sought to analyze the importance of working with dance in the school environment, promoting an education that stimulates movement and teaching practices in the field of the arts. The challenge of overcoming a teaching that exclusively prioritizes theoretical activities is highlighted, limiting the expressive and motor potential of students in a work of marginalizing the arts. Assuming as methodology the bibliographical research of an exploratory nature in articles published in specialized journals, the objective of the research is to discuss the importance of dance in pedagogical practices and its impacts, emphasizing the body in movement as a central element and the importance of working with dance for the omnilateral formation of children and young people who, through it, integrate themselves into all the relationships that individuals establish in the world. The work assumes as a theoretical reference the perspective of body movement as a benefit for the formation of subjects and for the relationship with institutions that promote practices that contribute to the development of individuals in their teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Arte educação Corporalidade Motricidade |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5389 |
Data do documento: | 25-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_tcc_Sarah Queiroz Azevedo.pdf | 787,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Sarah Queiroz Azevedo.pdf | 182,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.