Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5383
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LITERATURA INFANTIL E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA
Título(s) alternativo(s): Children's Literature and the Inclusion of Children with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Autor(es): Lopes, Leticia Martins
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma patologia neuropsiquiátrica em que se verificam distúrbios de comunicação, interação social e interesses restritos, trazendo desafios para os profissionais de diferentes áreas, inclusive para professoras e professores na escola formal. O objetivo geral do trabalho consistiu, nesse contexto, em realizar levantamento bibliográfico e discutir as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento de crianças autistas em suas primeiras experiências na escola formal, isto é, na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica em torno dos temas que compõem esse estudo (literatura infantil, inclusão e transtorno do espectro autista). As principais conclusões do artigo são de que o TEA se trata de uma síndrome sem cura devido sua condição ser permanente, com seus primeiros sinais aparecendo na primeira infância, entre 0 a 5 anos e que a literatura infantil se constitui em meio ou instrumento genuíno de favorecimento do desenvolvimento e formação infantil. Por fim, concluiu-se que a literatura infantil é também um meio ou instrumento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA, sendo um importante elemento de sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) refers to a neuropsychiatric pathology in which there are communication, social interaction and restricted interests disorders, bringing challenges to professionals in different areas, including teachers in formal education. The general objective of the work consisted, in this context, in carrying out a bibliographic survey and discussing the contributions of children's literature to the development of autistic children in their first experiences in formal school, that is, in early childhood education. This is a qualitative and bibliographical research around the themes that comprise this study (children's literature, inclusion and autism spectrum disorder). The main conclusions of the article are that ASD is a syndrome with no cure because its condition is permanent, with its first signs appearing in early childhood, between 0 and 5 years of age, and that children's literature constitutes a genuine means or instrument for favoring children's development and formation. Finally, it was concluded that children's literature is also a fundamental means or instrument for the cognitive and social development of children with ASD, being an important element of their inclusion in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Literatura infantil. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.
Children's literature. Inclusion. Autism Spectrum Disorder.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5383
Data do documento: 5-Fev-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Leticia Martins Lopes.pdf484,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.