Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5320
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CARACTERIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Xavier, Suellen
Primeiro Orientador: Nobre-da-Silva, Nara
Primeiro Membro da Banca: Nobre-da-Silva, Nara
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Ariadne
Terceiro Membro da Banca: Gomes, Verenna
Resumo: A Divulgação Científica (DC) desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea ao permitir uma tradução da linguagem complexa da pesquisa científica ao público geral. Entre os instrumentos para veiculação de conhecimento para o grande público e com potencial para os processos de ensino aprendizagem podemos citar os Textos de Divulgação Científica (TDC). O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar, à luz da epistemologia fleckiana, a produção acadêmica brasileira sobre TDC no contexto do Ensino de Ciências publicadas no período de 2015 a 2023. Este trabalho se ancora na abordagem qualitativa, sendo um estudo do tipo descritivo e foi desenvolvido por meio da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) cujo corpus é constituído por 14 artigos que foram submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados são apresentados a partir de cinco categorias: 1) Caracterização Geral, caracterizou a produção acadêmica a partir da identificação dos periódicos e as regiões geográficas; 2) Contextos de Aplicação dos TDC, foi analisado os contextos por meio das seis categorias já apontadas pela literatura; 3) Princípios estilísticos sobre DC, analisou o corpus submetido à CHD referente à pergunta “Quais as visões sobre Divulgação Científica são expressas pelos artigos?”; 4) Princípios estilísticos sobre TDC, foi analisado o corpus submetido à CHD referente à pergunta “Qual(is) a(s) compreensão(ões) sobre TDC é(são) manifestada(s)?”; 5) Referenciais teórico-metodológicos nos Textos de Divulgação Científica, essa etapa pode destacar que os TDC transcendem o papel de mera transmissão de informações. Por fim, a partir da epistemologia fleckiana, concluímos que os TDC são compreendidos como elementos que participam da circulação intercoletiva do conhecimento, promovendo interações entre o círculo esotérico da ciência e o público em formação. No Ensino de Ciências, essa circulação ocorre não apenas para a difusão de informações, mas para fomentar debates e estimular a reflexão sobre o papel da ciência na sociedade. Dessa forma, a produção acadêmica brasileira evidencia que os TDC têm sido caracterizados como recursos didáticos que transcendem a mera divulgação de conteúdos científicos, assumindo um papel ativo na problematização e contextualização da ciência no ensino.
Abstract: Scientific Communication (SC) plays a fundamental role in contemporary society by enabling the translation of the complex language of scientific research to the general public. Among the instruments for disseminating knowledge to the general public and with potential for teaching-learning processes, we can mention Scientific Communication Texts (SCT). The objective of this research was to characterize, in the light of Fleckian epistemology, the Brazilian academic production on SCT in the context of Science Education published in the period from 2015 to 2023. This work is anchored in the qualitative approach, being a descriptive study and was developed through the Systematic Literature Review (SLR) and the application of the Descending Hierarchical Classification (DHC). Thus, scientific articles published in journals were analyzed, which identified categories that address the use of SCT in different contexts, such as classroom experiences, theoretical reviews and teacher training. The results were attributed from 5 stages, which are: 1) General Characterization, characterized the academic production from the identification of the journals and the geographic regions; 2) Contexts of Application of the TDC, the contexts were analyzed through the six categories already pointed out by Nobre-Silva and Silva (2020); 3) Stylistic principles on DC, analyzed the corpus submitted to the CHD regarding the question “What views on Scientific Disclosure are expressed by the articles?”; 4) Stylistic principles on TDC, analyzed the corpus submitted to the CHD regarding the question “What understanding(s) about TDC is/are manifested?”; 5) Theoretical-methodological references in the Scientific Disclosure Texts, this stage can highlight that the TDC transcend the role of mere transmission of information. Finally, based on Fleckian epistemology, we conclude that TDCs are understood as elements that participate in the intercollective circulation of knowledge, promoting interactions between the esoteric circle of science and the public in training. In Science Education, this circulation occurs not only for the dissemination of information, but also to foster debates and stimulate reflection on the role of science in society. Thus, Brazilian academic production shows that TDCs have been characterized as teaching resources that transcend the mere dissemination of scientific content, assuming an active role in the problematization and contextualization of science in education.
Palavras-chave: Ludwik Fleck
Textos de Divulgação Científica
Ensino de Ciências.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5320
Data do documento: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Suellen Cristiny da Silva Xavier.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.