Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5231
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPLORANDO A RADIOATIVIDADE POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA.
Autor(es): Candida, Taynara
Primeiro Orientador: Alves, Dylan
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar o jogo didático "Rota Radioativa: Explorando o Mundo Nuclear" como uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos e conteúdos referentes à radioatividade no contexto da disciplina de Química. A pesquisa buscou explorar o potencial dos jogos didáticos como metodologia ativa no Ensino de Química, promovendo um aprendizado mais dinâmico, interativo e efetivo. O trabalho consistiu na construção do jogo e na aplicação do mesmo em turmas do Ensino Médio e Superior, sendo realizado em dois momentos: no primeiro com duas turmas de 2o ano do Ensino Médio, totalizando 52 estudantes. sendo a turma “A” do curso técnico de Informática e turma “B” de Agropecuária, e no segundo momento com uma turma do 2° período de licenciatura em Química, composta por 9 alunos. O jogo foi avaliado por meio de questionários quali-quantitativos, cujos resultados evidenciaram sua eficácia na promoção do engajamento, na motivação dos alunos e na compreensão dos conceitos de radioatividade, destacando-se como uma estratégia satisfatória para contextualizar conteúdos abstratos de maneira lúdica e interativa. A análise quali-quanti, ainda revelou que o jogo promoveu maior interação com o conteúdo, um aporte teórico significativo e despertou o interesse dos alunos pela temática, reforçando conceitos previamente adquiridos e auxiliando na construção de novos conhecimentos. Sendo assim, houve contribuição tanto para o ensino de conteúdos teóricos quanto para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, criticidade e autonomia. Sugestões para aprimoramento do jogo, como ajustes nas perguntas e no design do jogo, foram coletadas e discutidas para futuras aplicações, destacando a importância de ajustes contínuos para maximizar sua eficiência. Conclui-se que o jogo "Rota Radioativa" é uma ferramenta promissora para o ensino de Química, integrando conteúdos científicos a uma abordagem lúdica e contextualizada. Sendo assim, é essencial realizar agregações dos conteúdos científicos a contextos mais amplos, considerando aspectos históricos, sociais e culturais. Logo, o tema foi abordado de forma prática e descritiva no que se refere ao contexto, o que ampliou sua compreensão e conexão com o cotidiano dos alunos. Esta experiência reafirma a relevância de metodologias ativas no ensino contemporâneo, incentivando o uso de estratégias inovadoras para superar os desafios do ensino tradicional, contribuindo para um maior interesse e motivação em sala de aula. Espera-se que por meio deste estudo inspire novas iniciativas que combinem o lúdico e o pedagógico, contribuindo para a estruturação de uma educação mais crítica, reflexiva e transformadora. Palavras- chave: Jogos Didáticos; Ensino de Química; Radioatividade.
Abstract: This study aimed to develop and apply the educational game "Radioactive Route: Exploring the Nuclear World" as a pedagogical tool for teaching concepts related to radioactivity in Chemistry classes. The research sought to explore the potential of educational games as an active methodology in Chemistry education, fostering a more dynamic, interactive, and effective learning experience. The study involved the creation and implementation of the game in both high school and higher education settings, with two application phases: the first with two second-year high school classes, totaling 52 students—Class "A" from the Computer Science technical course and Class "B" from the Agricultural course—and the second with a group of nine undergraduate Chemistry students. The game was assessed through qualitative and quantitative questionnaires, revealing its effectiveness in promoting student engagement, motivation, and comprehension of radioactivity concepts. The analysis also indicated that the game facilitated greater interaction with the content, provided significant theoretical support, and stimulated students' interest in the subject, reinforcing previously acquired concepts and assisting in the construction of new knowledge. Additionally, it contributed to both theoretical learning and the development of socio-emotional skills, such as teamwork, critical thinking, and autonomy. Suggestions for improving the game, including adjustments to questions and design, were gathered and discussed for future applications, emphasizing the need for continuous refinements to enhance its efficiency. The findings suggest that "Radioactive Route" is a promising tool for Chemistry education, integrating scientific content with a playful and contextualized approach. It highlights the importance of connecting scientific concepts to broader contexts, considering historical, social, and cultural aspects. By presenting the topic in a practical and descriptive manner, the study enhanced students' understanding and connection with real-life situations. This experience reaffirms the relevance of active methodologies in contemporary education, encouraging the adoption of innovative strategies to overcome traditional teaching challenges and increase student interest and motivation. It is hoped that this study will inspire new initiatives that combine playfulness and pedagogy, contributing to the development of a more critical, reflective, and transformative education. Keywords: Educational Games; Chemistry Teaching; Radioactivity.
Palavras-chave: Jogos Didáticos
Ensino de Química
Radioatividade
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5231
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Dylan Avila Alves.pdf8,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.