Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/522
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LITERATURA INFANTIL E LINGUAGEM SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Cardoso, Ieda Vaz Troncha
Primeiro Orientador: Alves, Rozane Alonso
Primeiro Membro da Banca: Jerônimo, Laiane Fernandes
Segundo Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Resumo: A proposta deste trabalho é perceber como a Literatura Infantil, atrelada à linguagem social no contexto de desenvolvimento da criança, se desenvolve e encaixa especificamente no âmbito da Educação Infantil. Deste modo, buscamos como proposta metodológica apoio na pesquisa qualitativa de Minayo (2005), tendo como base para a produção dos dados a revisão de literatura, pautada nos seguinte autores(as) Dornelles (2005), Aries (1981), Tierno (2010), Sousa (2003), Vygotsky (1984), Patrini (2005), Zilberman (1998) entre outros. Observamos que a literatura infantil se tornou processo formativo da criança, um dos instrumentos pedagógicos de maior relevância na prática do professor(a) e que muitas vezes o mesmo não consegue trabalhar a leitura, escolher um bom texto literário se transforma em sacrifício. Nessa perspectiva pode se levar em consideração a literatura infantil como um habito primordial, o leitor se reencontra com o seu eu, compreendendo o seu significado dentro da sociedade. Mesmo sendo folheado por crianças, foram adultos que elaboraram e muitas vezes são os adultos que narram a história para as crianças, cabendo a elas a imaginação e decisão de como repassará os novos conhecimentos para a sociedade.
Abstract: The purpose of this paper is to understand how Children's Literature, linked to social language in the context of child development, develops and fits specifically within the scope of Early Childhood Education. Thus, we seek as methodological proposal support in the qualitative research of Minayo (2005), based on the production of data literature review, based on the following authors (as) Dornelles (2005), Aries (1981), Tierno (2010) ), Sousa (2003), Vygotsky (1984), Patrini (2005), Zilberman (1998) and others. We observe that children's literature has become a formative process of the child, one of the most relevant pedagogical instruments in the teacher's practice and that many times he / she cannot work reading, choosing a good literary text becomes a sacrifice. From this perspective, children's literature can be considered as a primordial habit, the reader is reunited with his self, understanding its meaning within society. Even though they are leafed by children, they are adults who have elaborated and often adults tell the story to children, and it is up to them to imagine and decide how to pass on new knowledge to society.
Palavras-chave: Literatura
Literature
Criança ⁄ Infância
Linguagem na Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/522
Data do documento: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ieda Vaz Troncha Cardoso.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.