Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/522
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LITERATURA INFANTIL E LINGUAGEM SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Cardoso, Ieda Vaz Troncha
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Jerônimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Bretas, Maria Luiza Batista
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é perceber como a Literatura Infantil, atrelada à linguagem social no contexto de desenvolvimento da criança, se desenvolve e encaixa especificamente no âmbito da Educação Infantil. Deste modo, buscamos como proposta metodológica apoio na pesquisa qualitativa de Minayo (2005), tendo como base para a produção dos dados a revisão de literatura, pautada nos seguinte autores(as) Dornelles (2005), Aries (1981), Tierno (2010), Sousa (2003), Vygotsky (1984), Patrini (2005), Zilberman (1998) entre outros. Observamos que a literatura infantil se tornou processo formativo da criança, um dos instrumentos pedagógicos de maior relevância na prática do professor(a) e que muitas vezes o mesmo não consegue trabalhar a leitura, escolher um bom texto literário se transforma em sacrifício. Nessa perspectiva pode se levar em consideração a literatura infantil como um habito primordial, o leitor se reencontra com o seu eu, compreendendo o seu significado dentro da sociedade. Mesmo sendo folheado por crianças, foram adultos que elaboraram e muitas vezes são os adultos que narram a história para as crianças, cabendo a elas a imaginação e decisão de como repassará os novos conhecimentos para a sociedade.
Abstract: The purpose of this paper is to understand how Children's Literature, linked to social language in the context of child development, develops and fits specifically within the scope of Early Childhood Education. Thus, we seek as methodological proposal support in the qualitative research of Minayo (2005), based on the production of data literature review, based on the following authors (as) Dornelles (2005), Aries (1981), Tierno (2010) ), Sousa (2003), Vygotsky (1984), Patrini (2005), Zilberman (1998) and others. We observe that children's literature has become a formative process of the child, one of the most relevant pedagogical instruments in the teacher's practice and that many times he / she cannot work reading, choosing a good literary text becomes a sacrifice. From this perspective, children's literature can be considered as a primordial habit, the reader is reunited with his self, understanding its meaning within society. Even though they are leafed by children, they are adults who have elaborated and often adults tell the story to children, and it is up to them to imagine and decide how to pass on new knowledge to society.
Keywords: Literatura
Literature
Criança ⁄ Infância
Linguagem na Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/522
Issue Date: 27-Jun-2019
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ieda Vaz Troncha Cardoso.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.