Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meireles, Lucas Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108358595172188pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Luiza Reis-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0038121582130947pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T14:47:59Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-17T14:47:59Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5218-
dc.description.abstractWith increasing access to the media and the growing influence of media stimuli to consumerism, families face situations that directly affect their budgets. This work aims to explore the theme of Financial Education among students in Early Childhood Education and Elementary School, proposing activities and playful workshops that encourage reflection on the role of students in finance. The methodology adopted is based on descriptive research with a quantitative approach. The research was divided into two stages: (1) application of the questionnaire and (2) fun activities on financial education. The study also addresses the importance of the participation of parents and the school in promoting financial education during this phase of children's development. The results obtained show the importance of addressing financial education with children. The participation of some parents in answering the questionnaire and the development of fun activities with the students showed that financial education is fundamental to guaranteeing a more conscious and responsible future. Furthermore, it is suggested that these educational initiatives be continued and expanded, involving families even more in the financial learning process, in order to strengthen the concepts discussed in the classroom and ensure that children develop healthy financial habits from an early age.pt_BR
dc.description.resumoCom o acesso crescente aos meios de comunicação e a influência crescente dos estímulos midiáticos ao consumismo, as famílias enfrentam situações que afetam diretamente seu orçamento. Este trabalho visa explorar a temática da Educação Financeira entre alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, foram propostas atividades e oficinas lúdicas que incentivaram a reflexão sobre o papel dos alunos nas finanças. A metodologia adotada baseia se em uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A aplicação da pesquisa foi dividida em duas etapas: (1) aplicação do questionário e (2) atividades lúdicas sobre educação financeira. Além disso, o trabalho também aborda a importância da participação dos pais e da escola na promoção da educação financeira durante essa fase do desenvolvimento infantil. Os resultados obtidos evidenciam a importância da abordagem sobre educação financeira com as crianças. A participação de alguns pais nas respostas ao questionário e o desenvolvimento das atividades lúdicas com os alunos demonstraram que a educação financeira é fundamental para garantir um futuro mais consciente e responsável. Outrossim, sugere-se que a continuidade e ampliação dessas iniciativas educativas sejam promovidas, envolvendo ainda mais as famílias no processo de aprendizado financeiro, para fortalecer os conceitos discutidos em sala de aula e assegurar que as crianças desenvolvam hábitos financeiros saudáveis desde cedo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Luiza Reis da Silva (ana.reis@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-03-15T00:47:34Z No. of bitstreams: 1 Versão Final TCC Ana Luiza Reis da Silva.pdf: 8827819 bytes, checksum: 2f62604de41f8813c65a82678a8f6dc7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-03-17T14:44:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final TCC Ana Luiza Reis da Silva.pdf: 8827819 bytes, checksum: 2f62604de41f8813c65a82678a8f6dc7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T14:47:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final TCC Ana Luiza Reis da Silva.pdf: 8827819 bytes, checksum: 2f62604de41f8813c65a82678a8f6dc7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeira infantilpt_BR
dc.subjectAtividades pedagógicaspt_BR
dc.subjectFinancial education for childrenpt_BR
dc.subjectEducational activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: A IMPORTÂNCIA DE PREPARAR AS CRIANÇAS PARA UM FUTURO RESPONSÁVELpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Luiza Reis da Silva.pdf8,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.