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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SUSPIRANDO PELA QUÍMICA: CULINÁRIA CIENTÍFICA DOS SUSPIROS ATIVIDADE PRÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Teixeira, Bruna
Primeiro Orientador: Cunha, Beatriz
Primeiro Membro da Banca: Salomão, Vanessa
Segundo Membro da Banca: Leite, Taise
Resumo: A elaboração e aplicação do minicurso "Suspirando pela a Química" teve como objetivo principal proporcionar aos alunos do ensino médio uma experiência prática e educativa que explorasse os princípios fundamentais da química por meio da preparação de suspiros, um doce simples, porém que envolve uma série de processos químicos interessantes. A química tem um histórico de rejeição pelos alunos, devido ser uma disciplina de exatas e vista como muito difícil de aprender. Visto isso, a produção de suspiros surge como uma oportunidade de aproximar os alunos com a Química. Para isso foi proposto um minicurso, realizado no segundo semestre de 2024 no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, para os alunos do ensino médio, os quais puderam participar de todo o processo de fabricação, onde ressaltou-se os princípios científicos da receita. Os estudantes conseguiram relacionar diversos conteúdos estudados em sala de aula com a prática culinária tão comum a eles. Para a avaliação da percepção dos estudantes sobre a disciplina de Química, foi aplicado um questionário relacionado com a atividade realizada. Portanto, o uso de metodologias contextualizadas e que conciliam teoria e prática envolvendo a culinária permite a compreensão por partes dos alunos de conceitos científicos de forma atrativa e diversificada, sendo um método bastante eficaz para contextualização e interdisciplinaridade no âmbito do ensino de Ciências. A preparação de suspiros ofereceu uma oportunidade prática e interessante para explorar conceitos fundamentais da Química, como reações químicas, propriedades dos materiais e equilíbrio de substâncias.
Abstract: The main objective of the development and implementation of the mini-course 'Sighing for Chemistry' was to provide high school students with a practical and educational experience that explored the fundamental principles of chemistry through the preparation of meringues, a simple sweet that involves a series of interesting chemical processes. Chemistry has a history of being rejected by students because it is an exact science subject and is seen as very difficult to learn. Given this, the production of meringues emerges as an opportunity to bring students closer to Chemistry. To this end, a mini-course was proposed, to be held in the second half of 2024 at the Instituto Federal Goiano Campus Ceres, for high school students, who will be able to participate in the entire manufacturing process, where the scientific principles of the recipe will be highlighted. The students will be able to relate various contents studied in the classroom to the culinary practice that is so common to them. To assess the students' perception of the Chemistry subject, a questionnaire related to the activity carried out was applied. Therefore, the use of contextualized methodologies that combine theory and practice involving cooking allows students to understand scientific concepts in an attractive and diverse way, making it a very effective method for contextualization and interdisciplinarity in the context of teaching Science. The preparation of meringues offers a practical and interesting opportunity to explore fundamental concepts of Chemistry, such as chemical reactions, properties of materials, and equilibrium of substances.
Palavras-chave: Química
Culinária Científica
Suspiros
Ensino Médio
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5097
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

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