Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Laís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4136531156902075pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Newarney-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986407746430136pt_BR
dc.creatorMoreira, Gustavo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6726232924817515pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T18:51:46Z-
dc.date.available2025-01-27-
dc.date.available2025-01-31T18:51:46Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5076-
dc.description.abstractThis work addresses the development of a personalized gamification module in the Moodle Virtual Learning Environment (VLE), aimed at students. After the evaluation of academic activities, personalized badges are generated based on students' individual preferences, collected through an online form provided at the beginning of the course. These badges, created using the Huggingface Hub API, are automatically sent via email to students as a form of recognition. The module's initial interface, accessible only to teachers, was designed with Bootstrap and displays activities that still need to be graded, facilitating the monitoring and management of evaluations. This system aims to enhance student interaction with the virtual environment, encouraging greater engagement through personalization and achievement recognition. Although the simplicity of the badges generated by the free API and possible delays in image creation may be limitations, the module represents an efficient solution to increase student involvement in the Moodle VLE. This work may interest developers and educators looking for new ways to use technologies like Moodle and image generation APIs to improve engagement in the educational environment.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o desenvolvimento de um m´odulo de gamifica¸c˜ao personalizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, voltado para os estudantes. Ap´os a corre¸c˜ao de atividades avaliativas, selos personalizados s˜ao gerados com base nas preferˆencias individuais dos estudantes, coletadas por meio de um formul´ario online disponibilizado no in´ıcio do curso. Esses selos, criados utilizando a API da Huggingface Hub, s˜ao enviados automaticamente por e-mail aos estudantes como forma de reconhecimento. A interface inicial do m´odulo, acess´ıvel apenas aos professores, foi projetada com Bootstrap e exibe as atividades que ainda precisam ser corrigidas, facilitando o acompanhamento e a gest˜ao das avalia¸c˜oes. Este sistema visa aprimorar a intera¸c˜ao entre estudantes e o ambiente virtual, incentivando maior engajamento por meio da personaliza¸c˜ao e reconhecimento das conquistas. Embora a simplicidade dos selos gerados pela API gratuita e os eventuais atrasos na cria¸c˜ao das imagens possam ser limita¸c˜oes, o m´odulo representa uma solu¸c˜ao eficiente para aumentar o envolvimento dos estudantes no AVA Moodle. O trabalho pode interessar a desenvolvedores e educadores que buscam novas maneiras de usar tecnologias como Moodle e APIs de gera¸c˜ao de imagens para melhorar o engajamento no ambiente educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Rocha Moreira (gustavo.rocha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-27T23:27:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_GUSTAVO2024___v2 (26).pdf: 1811743 bytes, checksum: 8a9c20654c90b34afbdec851c5924c54 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado GUSTAVO informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta ficha catalográfica do seu trabalho, que pode ser pedida na biblioteca do seu campus Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. on 2025-01-28T17:52:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Rocha Moreira (gustavo.rocha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-30T23:52:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_GUSTAVO ROCHA.pdf: 1867803 bytes, checksum: 38950554cfff981280f02fde4da4d7c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-31T18:47:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_GUSTAVO ROCHA.pdf: 1867803 bytes, checksum: 38950554cfff981280f02fde4da4d7c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-31T18:51:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_GUSTAVO ROCHA.pdf: 1867803 bytes, checksum: 38950554cfff981280f02fde4da4d7c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T18:51:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GUSTAVO ROCHA.pdf: 1867803 bytes, checksum: 38950554cfff981280f02fde4da4d7c3 (MD5) Previous issue date: 2024-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
dc.subjectSelospt_BR
dc.subjectE-mailpt_BR
dc.subjectAPIpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DE GAMIFICAÇÃO PERSONALIZADO PARA O MOODLEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GUSTAVO ROCHA.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.