Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4965
Tipo: Livro
Título: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS DO IF GOIANO COM PESQUISAS, TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES MAKERS
Autor(es): Paniago, Rosenilde Nogueira (org.)
Resumo: Nesta obra, são abordadas discussões teóricas e experiências formativas sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), desenvolvidas por professores formadores do IF Goiano em diálogo com estudantes de licenciatura e professores coformadores da educação básica. Destaca-se que, ao integrar as Metodologias Ativas e a Cultura e Educação Maker à prática do ECS, não se trata de aderir a tendências passageiras. Pelo contrário, o grupo se propõe a transcender os limites das áreas epistemológicas tradicionais, explorando outras perspectivas teóricas e campos do conhecimento, com o objetivo de incorporar novas abordagens e fortalecer o diálogo com professores da rede básica de ensino. Ao tratar da Cultura, da Educação Maker e das Metodologias Ativas, busca-se promover um diálogo interdisciplinar e transdisciplinar, partindo do pressuposto de que não é mais viável permanecer restrito a correntes epistemológicas rígidas e posições dicotômicas que não dialogam entre si. Essa perspectiva propõe superar extremos como o pragmatismo excessivo, o teoreticismo isolado ou a especialização em uma única área, evitando devaneios que, frequentemente, não se concretizam de maneira efetiva e significativa.
Abstract: This work addresses theoretical discussions and formative experiences related to the Supervised Curricular Internship (SCI), developed by teacher educators from IF Goiano in dialogue with undergraduate students and co-educator teachers from basic education. It is noteworthy that integrating Active Methodologies and the Maker Culture and Education into SCI practice does not represent adherence to passing trends. On the contrary, the group aims to transcend the boundaries of traditional epistemological areas by exploring other theoretical perspectives and fields of knowledge, with the goal of incorporating new approaches and strengthening the dialogue with teachers from the basic education network. By addressing Maker Culture, Maker Education, and Active Methodologies, the aim is to foster interdisciplinary and transdisciplinary dialogue, based on the premise that it is no longer viable to remain confined to rigid epistemological frameworks and dichotomous positions that fail to interact. This perspective seeks to overcome extremes such as excessive pragmatism, isolated theorization, or over-specialization in a single area, avoiding digressions that often fail to materialize in an effective and meaningful way.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Estágio Curricular Supervisionado
Educaçao Maker
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4965
Data do documento: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book_O estágio com inovações maker.pdf15,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.