Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Stecanella, Priscila Araújo Juá | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0578463733869836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Couto, Luiz Alberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9332652049796919 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bonuti, Robert de Souza | - |
dc.creator | Nunes, João Victor Alves de Freitas; Barbosa, Davi Carvalho da Mata | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4605654155097520 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T10:28:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-14 | - |
dc.date.available | 2024-12-17T10:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4950 | - |
dc.description.abstract | Electric mobility emerges as a sustainable alternative to combustion vehicles, reducing emissions and environmental impacts. In Brazil, the electric vehicle (EV) sector faces challenges, particularly in charging infrastructure, which is crucial in a country with vast distances and unevenly distributed infrastructure. This study analyzes Brazil’s EV charging infrastructure, focusing on public policies, current distribution, and expansion in Goiás. The research mapped the existing infrastructure using scientific, technical, and official data, highlighting the need for broader public policies. Programs like Rota 2030 and ANEEL Resolution 819/2018 encourage the EV market, but the infrastructure remains concentrated in major urban centers. Expanding subsidies and public-private partnerships (PPPs) is essential to develop charging points along highways and in strategic locations. In Goiás, of the 27 charging stations, most are in Goiânia, with limited expansion outside major centers. Creating intermunicipal corridors and providing incentives for ultra-fast chargers are crucial to democratizing electric mobility, leveraging the country’s renewable energy matrix, and reducing dependence on fossil fuels. | pt_BR |
dc.description.resumo | A mobilidade elétrica surge como alternativa sustentável aos veículos a combustão, reduzindo emissões e impactos ambientais. No Brasil, o setor de veículos elétricos (VEs) enfrenta desafios, especialmente na infraestrutura de recarga, crucial em um país de grandes distâncias e infraestrutura desigual. Este estudo analisa a infraestrutura de recarga no Brasil, com foco em políticas públicas, distribuição atual e expansão em Goiás. A pesquisa mapeou a infraestrutura existente com base em dados científicos, técnicos e oficiais, destacando a necessidade de políticas públicas mais amplas. Programas como Rota 2030 e a Resolução ANEEL 819/2018 incentivam o mercado de VEs, mas a infraestrutura permanece concentrada em grandes centros. É necessário ampliar subsídios e parcerias público-privadas (PPPs) para pontos de recarga em rodovias e localidades estratégicas. Em Goiás, das 27 estações de recarga, a maioria está em Goiânia, com expansão limitada fora dos grandes centros. A criação de corredores intermunicipais e incentivos para carregadores ultrarrápidos são cruciais para democratizar a mobilidade elétrica e aproveitar a matriz energética renovável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by João Victor Alves de Freitas Nunes (joao.nunes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-16T12:09:55Z No. of bitstreams: 1 artigo_joão_alves.pdf: 913295 bytes, checksum: d2ccad912040ed5dbc2a99aaf161d66b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado JOÃO VICTOR, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. A inclusão do TCAE é obrigatória e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-12-16T14:14:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by João Victor Alves de Freitas Nunes (joao.nunes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-16T19:35:04Z No. of bitstreams: 1 artigo_joão_alves.pdf: 1026963 bytes, checksum: 0e2dfb2f2394d4646a704e7e0f4c02f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-17T10:07:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_joão_alves.pdf: 1026963 bytes, checksum: 0e2dfb2f2394d4646a704e7e0f4c02f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-17T10:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_joão_alves.pdf: 1026963 bytes, checksum: 0e2dfb2f2394d4646a704e7e0f4c02f4 (MD5) Previous issue date: 2024-12-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Trindade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Elétrica. | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de Recarga | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.title | INFRAESTRUTURA DE RECARGA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL: UM ESTUDO DO ESTADO DE GOIÁS | pt_BR |
dc.title.alternative | The Charging Infrastructure for Electric Vehicles in Brazil: A Study of the State of Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_tcc_João Victor Alves de Freitas Nunes e Davi Carvalho da Mata Barbosa.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.