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Tipo: Artigo de Periódico
Título: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROFISSIONAIS DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO INTERIOR DO BRASIL
Autor(es): Costa, Jean
Ferreira, Gustavo
Resumo: Utilizamos os princípios do método biográfico para conhecer os itinerários profissionais e formativos de licenciados em Ciências Biológicas de um campus do IF Goiano, para tanto, preliminarmente aplicamos um questionário para compreender suas trajetórias, bem como identificar aqueles que atuam na docência. Nesse processo, buscamos indicar as possíveis contribuições da instituição formadora para o desenvolvimento profissional docente e/ou os pontos nevrálgicos que ainda precisam ser enfrentados. Os principais resultados apontam que apenas 42,2% dos egressos atuam na docência. As justificativas para a não atuação em sala de aula revelam, principalmente, a “desmotivação” e a “frustração com a docência e o sistema”. Dentre os respondentes, 75,5% cursaram ou estão cursando pós-graduações. Dos que atuam como professores, 73,7% ministram aulas de ciências e/ou biologia e 21,1% outras disciplinas, demonstrando uma disparidade entre o itinerário formativo e o itinerário profissional na educação básica e a situação da docência no interior do país. Nodesenvolvimento profissional dos professores os desafios incluem a integração entre teoria e prática na formação inicial, o contato precoce com a realidade escolar, a prática reflexiva na educação básica e o enriquecimento da experiência docente através da partilha de conhecimento e aprendizado colaborativo.
Abstract: We used the principles of the biographical method to understand the professional and formative itineraries of graduates in Biological Sciences from IF Goiano Campus Ceres. To do so, we initially administered a questionnaire to learn about their itineraries and to identify those working in teaching. In this process, we sought to understand the potential contributions of the training institution to teacher professional development and/or the critical issues that still need to be addressed. The main results indicate that only 42.2% of the graduates work in teaching. Justifications for not working in the classroom mainly point to 'lack of motivation' and 'frustration with teaching and the system.' Among the respondents, 75.5% completed or are pursuing postgraduate studies. Of those working as teachers, 73.7% teach Science and Biology classes, and 21.1% teach other subjects, demonstrating a disparity between the formative itinerary and the professional teaching itinerary in basic education and the teaching situation in rural areas of the country. Finally, in teacher professional development, challenges include highlighting the integration between theory and practice in initial training, early exposure to the school reality, reflective practice in basic education, and enriching teaching experience through knowledge sharing and collaborative learning.
Palavras-chave: Abordagem Biográfica .
Desenvolvimento Profissional.
Formação de Professores.
Ensino de Ciências.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: Costa, J. L. L., & Ferreira, G. L. (2024). Desenvolvimento profissional: itinerários formativos e profissionais de licenciados em Ciências Biológicas de um Instituto Federal do interior do Brasil. Caderno Pedagógico, 21(13), e11554. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n13-073
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4939
Data do documento: 15-Dez-2024
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