Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4888
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PARA O AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Costa, Luiz Gustavo Lima
Primeiro Orientador: Ramalho, Laíse do Nascimento Cabral
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Flávio Silva de
Segundo Membro da Banca: Loureiro, Maria Otávia Battaglin
Terceiro Membro da Banca: Ramalho, Laíse do Nascimento Cabral
Resumo: Atualmente a sociedade está cada vez mais conectada, nos últimos anos os avanços tecnológicos têm trazido grandes mudanças causando impactos significativos no comportamento da sociedade. Posto isso, podemos observar que crianças e adolescentes estão obtendo acesso às novas tecnologias, através das redes sociais com muita facilidade, algo que vem causando um alerta no âmbito educacional. Em contrapartida, o ensino tradicional e alguns métodos pedagógicos estão ficando ultrapassados. Este estudo, em seu problema de pesquisa irá pensar, refletir teoricamente sobre a contribuição das mídias e tecnologias na realidade educacional brasileira, no qual se tem como um dos principais objetivos: verificar o impacto da utilização das mídias e tecnologias do processo de ensino- aprendizagem no ensino fundamental. O instrumento metodológico de pesquisa será através de pesquisa bibliográfica. Por tanto, este trabalho busca analisar que há um certo distanciamento, entre a escola, os estudantes e os professores, relacionado a utilização das mídias e tecnologias dentro do ambiente escolar e isso tem impactado no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o que se espera é um estreitamento nas relações entre escola, estudante e professor, para que se possa poder diminuir esse distanciamento entre escola, professores e estudantes com relação a utilização das mídias e tecnologias.
Abstract: Currently, society is increasingly connected. In recent years, technological advances have brought major changes, causing significant impacts on society's behavior. Having said that, we can observe that children and teenagers are gaining access to new technologies through social networks very easily, something that has been causing an alarm in the educational field. On the other hand, traditional teaching and some pedagogical methods are becoming outdated. This study, in its research problem, will think and reflect theoretically on the contribution of media and technologies in the Brazilian educational reality, with one of the main objectives being: verifying the impact of using media and technologies in the teaching-learning process. in elementary school. The methodological research instrument will be through bibliographical research. Therefore, this work seeks to analyze that there is a certain distance between the school, students and teachers, related to the use of media and technologies within the school environment and this has impacted the teaching-learning process. However, what is expected is a closer relationship between school, student and teacher, so that this gap between school, teachers and students can be reduced in relation to the use of media and technologies.
Palavras-chave: Mídias e Tecnologias
Ensino-aprendizagem
Prática docente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4888
Data do documento: 9-Out-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Práticas de Ensino em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art.cient_Luiz Gustavo.pdf409,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa - Luiz Gustavo.pdf373,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Luiz Gustavo.pdf328,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.