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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4813
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS |
Título(s) alternativo(s): | BIBLIOGRAPHICAL REVIEW ON RENEWABLE FUELS |
Autor(es): | Moraes, Kalyson |
Primeiro Orientador: | Costa, Deomar |
Primeiro Membro da Banca: | Souza, Alexandre |
Segundo Membro da Banca: | Martins, Carla |
Resumo: | As discussões sobre a poluição do ar têm ganhado destaque mundial nas preocupações sobre o futuro da humanidade. Anualmente, conselhos ambientais se reúnem para construir novas propostas e metas para alcançar a redução da emissão de poluentes além de promoverem fontes renováveis de energia. Nestes conselhos, os veículos automotores, globalmente usados, têm significativa parcela nas emissões de gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Esses esforços refletem uma crescente conscientização quanto à prioridade de diminuir os impactos ambientais que são causados pelos transportes motorizados e também de promover um desenvolvimento sustentável no setor automotivo. Revisões bibliográficas contínuas são fundamentais para entender o progresso e também os resultados das pesquisas focadas nos combustíveis líquidos, eficiência energética e avanços dos combustíveis renováveis. Os objetivos deste trabalho foram realizar uma revisão bibliográfica acerca dos combustíveis líquidos renováveis e os avanços destes com relação a defesa do meio ambiente, verificar o quantitativo de pesquisas relacionados ao tema na plataforma Science Direct no período de 2019 à 2023, além de fazer uma prospecção sobre os promissores combustíveis renováveis levantando pontos positivos e negativos dos possíveis candidatos à combustíveis renováveis de forma qualitativa. Os resultados mostraram que o continente asiático foi o continente com maior representatividade em número de artigos, com destaque da Índia que somou 21 artigos. Embora tenham sidos revisados diversos artigos com proposta de novos combustíveis, muitos ainda eram misturas de combustíveis, sendo por exemplo um novo tipo de combustível produzido que fosse adicionado ao diesel ou gasolina. Foi observado que 16% dos artigos analisados trataram de combustíveis focados na reutilização de material residual, seja esse industrial ou doméstico. Esse sim poderia abarcar toda a cadeia ecológica que está em pauta na atualidade, já que o lixo residual é um problema em todas as escalas, seja ambiental no descarte incorreto, seja no econômico em razão do custo do tratamento, seja sanitário por conta de tratamento inadequado. Outrossim é que a grande maioria dos combustíveis estudados envolveram mistura de biocombustíveis com matéria prima vegetal e outros quatro artigos trataram de estudar os efeitos de aditivos que foram combinados ou com novos combustíveis sugeridos obtidos de fontes renováveis ou também nos combustíveis fosseis comumente utilizados. |
Abstract: | Discussions about air pollution have gained worldwide prominence among concerns about the future of humanity. Annually, environmental councils meet to build new proposals and set goals to reduce pollutant emissions, in addition to promoting renewable energy sources. In these councils, motor vehicles, widely used globally, have a significant share in greenhouse gas emissions, especially carbon dioxide (CO2). These efforts reflect growing awareness of the priority to reduce the environmental impacts caused by motorized transportation and to promote sustainable development in the automotive sector. Continuous literature reviews are essential to understand the progress and outcomes of research focused on liquid fuels, energy efficiency, and advances in renewable fuels. The objectives of this work were to conduct a literature review on renewable liquid fuels and their advances concerning environmental protection, to verify the number of research studies on the subject in the Science Direct platform from 2019 to 2023, as well as to conduct a prospective analysis on promising renewable fuels by qualitatively assessing the positive and negative points of potential renewable fuel candidates. The results showed that Asia was the continent with the highest representation in terms of the number of articles, with India standing out, contributing 21 articles. Although various articles proposing new fuels were reviewed, many were still fuel blends, such as a new type of fuel being added to diesel or gasoline. It was observed that 16% of the analyzed articles dealt with fuels focused on the reuse of waste materials, whether industrial or domestic. This could indeed encompass the entire ecological chain currently under discussion, as residual waste is a problem on all scales, whether environmental due to improper disposal, economic due to the cost of treatment, or sanitary because of inadequate treatment. Furthermore, the vast majority of the fuels studied involved blending biofuels with plant-based raw materials, and four other articles focused on studying the effects of additives combined either with newly suggested fuels derived from renewable sources or with commonly used fossil fuels. |
Palavras-chave: | Combustível renovável Automotivo Eficiência energética Emissão |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4813 |
Data do documento: | 13-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
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