Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4807
Tipo: Dissertação
Título: A PSICOMOTRICIDADE E O OLHAR DO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): Duarte, Cristina Cicilio
Primeiro Orientador: Venâncio, Patrícia Espíndola Mota
Primeiro Membro da Banca: Venâncio, Patrícia Espíndola Mota
Resumo: O presente estudo teve como objetivo elaborar um material suplementar no formato de Guia, que contribua com a formação do Pedagogo com relação à Psicomotricidade. A população dos estudos foram professores da educação infantil de Caldas Novas. A amostra foi composta por 90 professores. Métodos: Primeira etapa foi uma análise bibliográfica do tipo Estado da Arte para detectar os produtos educacionais existentes sobre o tema, voltados para educação infantil, em seguida foi realizado um levantamento em todas as Instituições de Ensino Superior nos cursos de Pedagogia a existência da disciplina de psicomotricidade na grade dos cursos e depois uma pesquisa de campo com o intuito de avaliar o conhecimento dos professores da educação infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa em campo foi utilizado um questionário semiestruturado, composto por 20 questões, abordando características da amostra, perfil dos participantes, conhecimento teórico sobre psicomotricidade e aplicação prática. Resultados: Foram encontrados somente dois produtos educacionais voltados para educação infantil, o que nos mostra a necessidade de mais produções acadêmicas. Quanto ao levantamento instituições que tem a psicomotricidade como disciplina nos cursos de pedagogia, mostrou que somente duas instituições contemplavam a psicomotricidade em grade curricular. Embora muitos professores compreendam bem a teoria da psicomotricidade, uma parcela considerável demonstrou falta de segurança tanto na teoria quanto na prática, destacando a necessidade de aprimoramento contínuo dos educadores para uma abordagem mais eficaz na educação infantil. Conclusão: A pesquisa produziu um guia intitulado "A psicomotricidade e o olhar do docente no desenvolvimento infantil" e três artigos. Constatou-se que há poucos produtos educacionais sobre psicomotricidade para essa faixa etária, apesar da importância do tema. O trabalho espera apoiar professores no desenvolvimento de abordagens pedagógicas.
Abstract: The present study aimed to develop supplementary material in the format of a Guide, which contributes to the training of Pedagogues in relation to Psychomotricity. The population of the studies were early childhood education teachers in Caldas Novas. The sample consisted of 90 teachers. Methods: First stage was a State of the Art bibliographical analysis to detect existing educational products on the subject, aimed at early childhood education, then a survey was carried out in all Higher Education Institutions in Pedagogy courses, the existence of the discipline of psychomotricity in the course schedule and then a field research with the aim of evaluating the knowledge of early childhood education teachers. To develop the field research, a semi-structured questionnaire was used, consisting of 20 questions, covering sample characteristics, participant profile, theoretical knowledge about psychomotricity and practical application. Results: Only two educational products aimed at early childhood education were found, which shows us the need for more academic productions. As for the survey of institutions that have psychomotricity as a subject in pedagogy courses, it showed that only two institutions included psychomotricity in their curriculum. Although many teachers understand the theory of psychomotricity well, a considerable number demonstrated a lack of confidence in both theory and practice, highlighting the need for continuous improvement of educators for a more effective approach to early childhood education. Conclusion: The research produced a guide entitled "Psychomotricity and the teacher's perspective on child development" and three articles. It was found that there are few educational products on psychomotricity for this age group, despite the importance of the topic. The work hopes to support teachers in developing pedagogical approaches.
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação Infantil
Atuação pedagógica
Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4807
Data do documento: 14-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Versão_Final_Cristina_Cicilio_Duarte_Concluída.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Cristina Cicilio Duarte.pdf28,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.