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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA
Other Titles: EFFECTS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON THE SCHOOL PERFORMANCE OF HIGH SCHOOL STUDENTS IN PUBLIC SCHOOLS
metadata.dc.creator: Alfredo, Sandra Lara
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Anicézio José da Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Emerson
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Matheus de Mesquita e
metadata.dc.description.resumo: A Pandemia exacerbou as desigualdades socioeconômicas e a falta de recursos educacionais, dificultando a adaptação ao ensino remoto. Problemas como falta de acesso à internet e a dispositivos eletrônicos, além dos impactos emocionais do isolamento social, comprometeram a qualidade do aprendizado, especialmente em disciplinas que dependem de experimentos práticos ou de serem desenvolvidas presencialmente. Este estudo investiga os efeitos da Pandemia da covid-19 no desempenho escolar de estudantes do ensino médio em escola pública, portanto no período entre os anos de 2019 e 2023. O estudo utilizou uma abordagem quantitativa, analisando médias finais anuais e taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. Os dados foram coletados diretamente do Registro Escolar do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Catalão, classificados por grandes áreas do conhecimento e complementados por uma revisão de literatura de artigos científicos. O estudo conclui que a pandemia teve um impacto negativo no Ensino Médio da escola pública. Os resultados mostraram que o referido episódio foi significativamente prejudicial os estudantes, pois houve queda no desempenho escolar, principalmente na área do conhecimento de ‘Matemática e suas tecnologias’, sendo maior no período pós pandemia, atingindo o nível mais baixo no ano de 2023. Já a taxa de reprovação e evasão, foi maior durante o período de pandemia, acentuando-se com o seu agravamento no ano de 2021, sobretudo nas turmas de 1.º Ano, provavelmente devido a migração para o ensino remoto, quando foram adotadas tecnologias digitais e plataformas de ensino online para manter a continuidade do aprendizado. Após a pandemia, houve uma recuperação parcial do rendimento acadêmico, atribuída a estratégias como o ensino híbrido, aulas de reforço, novas metodologias de avaliação e apoio emocional aos estudantes e profissionais da educação. No entanto, as dificuldades tecnológicas e emocionais persistem, destacando a necessidade de políticas educacionais inclusivas e resiliência no sistema educacional. Recomenda-se a continuidade do uso de metodologias híbridas adequadas e o suporte emocional aos estudantes e professores para promover a recuperação educacional e enfrentar futuras crises. A integração de tecnologia educacional e o desenvolvimento profissional dos educadores são essenciais para garantir uma educação de qualidade.
Abstract: The pandemic has exacerbated socioeconomic inequalities and the lack of educational resources, making it difficult to adapt to remote learning. Problems such as lack of access to the internet and electronic devices, in addition to the emotional impacts of social isolation, have compromised the quality of learning, especially in subjects that depend on practical experiments or being developed in person. This study investigates the effects of the covid-19 pandemic on the academic performance of high school students in public schools, therefore, in the period between 2019 and 2023. The study used a quantitative approach, analyzing annual final averages and approval, failure and school dropout rates. The data were collected directly from the School Registry of the Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Catalão, classified by major areas of knowledge and complemented by a literature review of scientific articles. The study concludes that the pandemic had a negative impact on high school education in public schools. The results showed that the aforementioned episode was significantly detrimental to students, as there was a drop in academic performance, especially in the area of knowledge of ‘Mathematics and its technologies’, being greater in the post- pandemic period, reaching the lowest level in 2023. The failure and dropout rates, on the other hand, were higher during the pandemic period, worsening with their worsening in 2021, especially in 1st year classes, probably due to the migration to remote teaching, when digital technologies and online teaching platforms were adopted to maintain the continuity of learning. After the pandemic, there was a partial recovery in academic performance, attributed to strategies such as hybrid teaching, tutoring, new assessment methodologies and emotional support for students and education professionals. However, technological and emotional difficulties persist, highlighting the need for inclusive educational policies and resilience in the educational system. It is recommended to continue using appropriate hybrid methodologies and emotional support for students and teachers to promote educational recovery and face future crises. The integration of educational technology and professional development of educators are essential to ensure quality education.
Keywords: Covid-19
Desempenho escolar
Ensino remoto
Evasão Escolar
Pandemia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4791
Issue Date: 11-Sep-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

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