Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A BLOCOS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: UMA ABORDAGEM BASEADA NO KIT EDUCACIONAL MBOT
Título(s) alternativo(s): Block-based Programming in Teaching Programming Logic: An Approach Based on the mBot Educational Kit
Autor(es): Santos Filho, Giovani Barbosa dos; Balbino, Hiulesson Renan Assunção
Primeiro Orientador: Cardoso, Cristiane de Fátima dos Santos
Resumo: Os avanços tecnológicos criaram uma necessidade crescente de robótica e sistemas informatizados, no entanto, estudos mostram que disciplinas como algoritmos e programação são desafiadoras e levam a altos índices de reprovação e consequente evasão nos cursos formadores de profissionais da tecnologia. Alguns estudos apontam que a falta de preparação em informática nas escolas contribui para uma percepção negativa da área favorecendo tal situação. Supõe-se que incluir uma educação computacional que promova o pensamento computacional e a autonomia na resolução de problemas possa auxiliar a resolver essa questão, e neste contexto, a robótica educacional com kits como o mBot, facilita o ensino da construção e programação de robôs, incentivando a criatividade, o pensamento lógico e as habilidades de resolução de problemas nos jovens. Dessa forma, no presente trabalho, a programação orientada a blocos do mBlock é usada para promover o aprendizado da lógica de programação de forma fácil e intuitiva. A metodologia empregada consiste da elaboração de material didático ilustrado em linguagem simples e objetiva, seguida da realização de oficinas com alunos do ensino fundamental e médio utilizando o aplicativo mBlock para fazer experimentos e desafios com base em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas juntamente com programação orientada a blocos e o robô mBot. Para verificar a eficiência do método, o desempenho dos estudantes, que possuem pouco conhecimento ou nunca tiveram contato com programação, é avaliado a partir da observação durante as atividades propostas. Como resultado, observa-se que os alunos tiveram muitas dificuldades para se adaptar a plataforma no primeiro momento e também na hora de realizar as atividades com novos conceitos sobre estruturas de programação, em particular, estruturas de repetição, ainda assim, o rendimento obtido pelos estudantes foi melhor que o esperado, uma vez que mesmo sem muito conhecimento de programação, eles progrediram muito rapidamente e alguns até extrapolaram do que era proposto nos experimentos. Entre os impactos esperados, destaca-se o desenvolvimento dos alunos no seu raciocínio lógico considerando os desafios enfrentados por eles, e através dessa oficina, espera-se que alguns dos estudantes sejam influenciados a seguir carreira em áreas da tecnologia.
Abstract: Technological advances have created a growing need for robotics and computerized systems; however, studies show that subjects such as algorithms and programming are challenging and lead to high failure rates and consequently high dropout rates in courses that train technology professionals. Some studies point out that the lack of computer science preparation in schools contributes to a negative perception of the field, furthering this situation. It is assumed that including a computational education that promotes computational thinking and autonomy in problem-solving could help address this issue. In this context, educational robotics with kits like mBot facilitates the teaching of robot construction and programming, encouraging creativity, logical thinking, and problem-solving skills in young people. Thus, in the present work, mBlock's block-based programming is used to promote the learning of programming logic in an easy and intuitive way. The methodology employed consists of developing illustrated teaching materials in simple and objective language, followed by workshops with elementary and high school students using the mBlock app to conduct experiments and challenges based on active methodologies, such as Problem-Based Learning, along with block-based programming and the mBot robot. To verify the effectiveness of the method, the performance of students, who have little knowledge or have never had contact with programming, is evaluated through observation during the proposed activities. As a result, it was observed that students initially faced many difficulties adapting to the platform, as well as when performing activities with new concepts about programming structures, particularly loops. Nevertheless, the students' performance exceeded expectations, as they progressed very quickly despite having little programming knowledge, and some even went beyond what was proposed in the experiments. Among the expected impacts, the development of students' logical reasoning considering the challenges they faced stands out. Through this workshop, it is expected that some students will be influenced to pursue careers in technology fields.
Palavras-chave: Robótica Educacional
Introdução à programação
mBlock
mBot
Programação orientada a blocos
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4790
Data do documento: 20-Ago-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso_Giovani Barbosa dos Santos Filho_Hiulesson Renan Assunção Balbino-compactado.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.