Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4783
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE AFETIVIDADE E RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Tristão, Elizângela Aparecida Rocha
Primeiro Orientador: Campos, João Pedro Andrade de
Resumo: Compreender a importância do tema da afetividade no processo de ensino e aprendizagem se torna, contemporaneamente, cada vez mais relevante. Tendo isto em mente, o objetivo geral dessa pesquisa é articular parte do conhecimento disponível na literatura, sobre o papel da afetividade no ensino de ciências na educação básica proporcionando, aos interessados na temática, um ponto de partida relevante para uma introdução ao assunto. Para atingir esta meta, abordamos a questão da afetividade no ensino de ciências, especialmente na educação básica. Levamos em conta, como sentido norteador, o entendimento da importância do aprendizado pautado na relação entre professores e alunos, bem como na partilha dos saberes entre eles. Relacionando parte do conhecimento disponível em artigos e em estudos sobre o tema nos últimos cinco anos buscando uma maneira que se torne atrativa, para despertar a atenção do estudante para algo que seja extremamente importante no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Understanding the importance of affectivity in the teaching and learning process is becoming increasingly relevant in contemporary times. With this in mind, the general objective of this research is to articulate part of the available knowledge in the literature about the role of affectivity in science teaching in basic education, providing those interested in the topic with a relevant starting point for an introduction to the subject. To achieve this goal, we address the issue of affectivity in science teaching, especially in basic education. We take into account, as a guiding principle, the understanding of the importance of learning based on the relationship between teachers and students, as well as the sharing of knowledge between them. We relate part of the available knowledge in articles and studies on the topic from the last five years, seeking a way to make it attractive and to capture the student's attention to something that is extremely important in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Afetividade
Ensino de Ciências
Educação Básica
Relação Professores e Alunos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4783
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elizangela_tristao.pdf778,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.