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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Rainara Martins da
Primeiro Orientador: Felicio, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Segundo Membro da Banca: Lima, Euclides Antonio Pereira de
Resumo: Entendemos que a educação ambiental, EA, precisa fazer parte da prática pedagógica de todos os professores que atuam na educação, sendo necessária atualização permanente dos conhecimentos relacionados e estratégias pedagógicas para desenvolver a EA na escola desde a educação infantil de forma crítica e engajada. Na busca de compreender a formação de professores nas primeiras fases do Ensino Fundamental, no contexto de sua atuação profissional na EA na educação brasileira, assim, partimos de uma pesquisa envolvendo professores e gestores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pingo de Gente em Marzagão, Goiás. Nossa proposta de investigação qualitativa em que buscamos entender como a promoção do engajamento de professores e gestores escolares no desenvolvimento de projetos interdisciplinares para uma educação ambiental crítica e formação para a cidadania de estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental poderia ser abordada metodologicamente. Aplicamos um questionário para levantarmos as concepções prévias dos professores sobre EA e analisamos, por meio da análise de conteúdo de Bardin, os dados coletados e buscamos triangular esses dados durante e após as oficinas que aconteceram nos meses de abril e maio de 2024. Nesse período, trabalhamos a partir das concepções prévias, uma proposta de trabalho da EA crítica com a participação de 10 professores, 1 diretora e 2 coordenadoras pedagógicas, por meio de projetos interdisciplinares, cujos resultados foram organizados em um caderno educacional para orientação pedagógica na promoção da EA crítica, a partir das oficinas pedagógicas por nós desenvolvidas, enquanto proposta de intervenção metodológica (produto educacional). Alcançamos resultados que auxiliam tanto os professores, gestores/coordenadores pedagógicos na formação continuada como também os estudantes de cursos de licenciatura que atuam ou desejam atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental a elaborarem e desenvolverem temáticas na EA no âmbito escolar. E ressaltamos a importância de buscarmos o envolvimento de toda a comunidade escolar em propostas interdisciplinares na perspectiva da EA crítica com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica para promoção da autonomia e participação cidadã deles na comunidade em que vivem e na sociedade em geral. Por fim, a experiência da oficina levou a uma importante reflexão sobre a promoção da EA, promovendo o estímulo à criatividade e reflexão por meio da possibilidade de implementação de práticas ambientais no âmbito escolar, resultando na elaboração de um Caderno Educacional com a participação ativa dos professores, nossos valiosos colaboradores.
Abstract: We understand that environmental education, EA, needs to be part of the pedagogical practice of all teachers who work in education, requiring permanent updating of related knowledge and pedagogical strategies to develop EA at school from early childhood education in a critical and engaged way. We studied the training of teachers in the first phases of Elementary Education, in the context of their professional performance in EA in Brazilian education, thus, we started from a research involving teachers and school managers from the initial years of Elementary Education at Escola Municipal Pingo de Gente in Marzagão, Goiás. Our proposed qualitative investigation in which we seek to understand how promoting the engagement of teachers and school managers in the development of interdisciplinary projects for critical environmental education and citizenship training for students in the early years of Elementary School could be approached methodologically. We applied a questionnaire to survey teachers' preconceptions about EA and analyzed the collected data using Bardin's content analysis and also sought to triangulate this data during and after the workshops that took place in April and May 2024. During this period, we sought to work from previous conceptions, a proposal in which we worked on critical EA with the participation of 10 teachers, 1 director and 2 pedagogical coordinators, through interdisciplinary projects, the results of which were organized in an educational notebook for pedagogical guidance in promoting of critical EA, based on the pedagogical workshops developed by us, as a proposal for methodological intervention (educational product). We achieved results that help both teachers, pedagogical managers/coordinators in continuing education, as well as undergraduate students who work or wish to work in the early years of Elementary School to elaborate and develop EA themes at school level. And we emphasize the importance of seeking the involvement of the entire school community in interdisciplinary proposals from the perspective of critical EA with students in the initial years of Basic Education to promote their autonomy and civic participation in the community in which they live and in society in general. Finally, the workshop experience led to an important reflection on the promotion of EA, promoting the stimulation of creativity and reflection through the possibility of implementing environmental practices within schools, resulting in the preparation of an Educational Notebook with the active participation of teachers, our valued collaborators.
Palavras-chave: Cidadania
Projetos Interdisciplinares
Consciência ambiental
Oficinas em EA crítica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4772
Data do documento: 19-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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