Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/471
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
metadata.dc.creator: Morais, Daianne Oliveira; Morais, Daniela Oliveira; Freitas, Etiene Sandrêssa Ribeiro; Vieira, Ingridy Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Ricardo Marques de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Ricardo Marques de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Ivan
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Welton Lourenço Calháo de
metadata.dc.description.resumo: As pequenas e médias empresas estão tendo cada vez mais papel significativo no mercado brasileiro. Para que o crescimento destas empresas ganhe destaque frente aos concorrentes, garantindo a produtividade e qualidade dos seus vários serviços, é preciso que a gestão de pessoas seja o grande norteador no desenvolvimento da organização, assegurando então a sua estabilidade. Diante deste percurso, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar importância da gestão de RH para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, como também, na verificação das práticas de ARH consolidadas nestas empresas. Para isto, a metodologia usada foi a pesquisa de campo realizada em seis farmácias do município de Ipameri-Go. O levantamento de dados decorreu por meio de questionário respondido pelos os respondentes das empresas investigadas. O estudo se caracterizou por ser explicativo de abordagem quantitativa e descritiva. Como principais resultados, constatamos a falta de alguns benefícios nas empresas, como a participação nos resultados e a cesta básica e observamos também, a deficiência da assistência médica, do programa de subsistema de plano de carreira/cargos e salários e o nível de treinamento e desenvolvimento para todos os cargos/funções na organização. Por outro lado, o resultado permitiu dimensionar o grau de funcionamento das ações do setor de recursos humanos nas farmácias, inferindo que os processos que compete neste setor acontece na sua grande parte de forma eficaz e sustentável. Além disso, observamos ainda, o elevado grau de conhecimento dos respondentes sobre as empresas pesquisadas, apresentando a capacitação gerencial e estratégica.
Abstract: Small and medium-sized companies are increasingly playing a significant role in the Brazilian market. In order for the growth of these companies to gain prominence over competitors, guaranteeing the productivity and quality of their various services, it is necessary that the people management is the main guide in the development of the organization, thus ensuring its stability. The objective of this paper was to demonstrate the importance of HR management for the development of small and medium-sized enterprises, as well as the verification of ARH practices consolidated in these companies. For this, the methodology used was the field research carried out in six pharmacies in the municipality of Ipameri-Go. The data collection was carried out by means of a questionnaire answered by the respondents of the companies investigated. The study was characterized as being explanatory of a quantitative and descriptive approach. As main results, we noticed the lack of some benefits in companies, such as participation in the results and the basic basket, and we also observed, the deficiency of medical care, the subsystem program of career plan / positions and salaries and the level of training and development for all positions / functions in the organization. On the other hand, the result allowed us to measure the degree of operation of the actions of the human resources sector in pharmacies, inferring that the processes that compete in this sector happens in their great part in an effective and sustainable way. In addition, we observe the high degree of knowledge of the respondents about the companies surveyed, presenting the managerial and strategic training.
Keywords: Gestão
Recursos Humanos
Pequenas
Médias Empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/471
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Comercial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC gestão comercial_alteraçãofinal (2).pdf919,02 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO CIENTIFICO 2.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.